Capela de São Roque (Alcoitão)

Categoria: Capelas

A capela insere-se no conjunto do Centro de Reabilitação de Alcoitão, criado em 1956 pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dr. José Guilherme de Mello e Castro. O projeto de arquitetura é da autoria do arquitecto Sebastião Formosinho Sanches, e a direção da obra da responsabilidade do engenheiro José Maria Ferreira da Cunha.

No dia 10 de Fevereiro de 2013, a capela foi dedicada a São Roque, sendo benzida a imagem do orago oferecida pela Irmandade de Misericórdia e de S. Roque.

Contactos e Horário Tel.: 214 608 300
Direitos de Autor ou de Imagem IMSRL
Bibliografia http://cmra.pt/centro/historia/

Localização

Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Rua Conde Barão, Alcoitão, 2649-506 Alcabideche, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi construída no século XVII, no largo denominado Souto de São Roque, no limite dum recinto junto ao muro da Quinta dos Curvos. 

Calçada de São Roque, 533, 4740-452 Esposende, Esposende, Forjães, Cerqueiral, Portugal

Na Freguesia de São Miguel foi construída a Igreja de São Miguel ou São Miguel de Alfama, que Cristovão de Oliveira refere no Summario em que brevemente se contem algumas cousas assim...

Largo de São Miguel, 1100-541 Lisboa, Portugal

A Capela de São Roque foi construída em 1569, para cumprimento de promessa feita pelos habitantes do Couto de Tibães, que recorriam a São Roque para que a peste terminasse. 

Largo de São Roque, 21, Braga, Merelim (São Paio), Portugal