Ermida de São Roque (Santiago Cacém, Alvalade)

Categoria: Ermidas

A ermida de São Roque foi mandada edificada por Mem Daver, no final do século XV ou inícios de XVI, nas suas propriedades denominadas do Faial. A devoção de Mem Daver levou-o a “edificar a dita irmida per sua devoção em sua terra, pollo qual he obrigado de correger e repairar quando lhe necessário for”, como relataram os membros da Ordem de Santiago à Comenda de Alvalade, na sequência da inspeção que efectuaram entre os dias 22 e 27 de Novembro de 1510, e que levaria a comitiva inspectora a averiguar o estado da pequena ermida construída em taipa (de uma só divisão, com 4.95 metros de comprimento por 4 metros de largura), com o seu altar “(…) no quall estaa huua imagem de São Roque e detrás della um retábulo piqueno com suas portas velho”.

Em 1687, a ermida encontrava-se em ruína, tendo o pároco de Alvalade, Pedro Fialho suportado financeiramente a obra de restauro, o que permitiu a concretização da festa do Santo, que se celebrava a 16 de Agosto, com grande empenho por parte da Confraria de S. Roque. Em 1718, João Rodrigues Soveral era o rendeiro da Courela de S. Roque, antiga denominação da Herdade do Valdez e actual Herdade do Faial.

Actualmente, a ermida está em mau estado de conservação.

Localização

Herdade do Faial, Alvalade, 7565-109 Alvalade, Santiago Cacém, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

O templo foi construído no século XVIII, nas antigas terras do Penedo de Ouro, sendo consagrado a São Roque como marco da devoção dos fiéis. 

Quinta do Louredo, Bacelo, Évora, Louredo, Portugal

Antigo Altar de São Roque na Igreja do Convento do Carmo.

Largo do Carmo, Lisboa, Portugal

Fonte com enquadramento urbano, situada na zona antiga de Vila Nova de Gaia, próximo da ribeira, numa rua de acentuada pendente.

Rua Cândido dos Reis, 311, 4400-074 , Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, Portugal