Basílica dos Mártires

Esta é a Paróquia mais antiga de Lisboa, criada logo após a conquista da cidade, em 1147. As celebrações em honra de Nossa Senhora dos Mártires realizam-se a 13 de Maio. Alguns séculos mais tarde, em 1551, é mencionado na obra Summario em que brevemente se contem algumas cousas assim ecclesiasticas como seculares que ha na cidade de Lisboa, de Cristovão de Oliveira, que nesta Igreja dos Mártires existia uma Confraria de São Roque, da qual não foi, até ao momento, possível obter mais elementos.

Festividades Em honra de Nossa Senhora dos Mártires: Novena (início a 4 de Outubro), Missa Solene (no Sábado seguinte), na qual farão Juramento de Fidelidade todos os Irmãos eleitos para os órgãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora dos Mártires.
Contactos e Horário
Segunda e Terça: das 09h00 às 17h00
Quarta a Sexta: das 09h00 às 19h00
Outras Informações
Entidade(s) Cultual(ais):
  • Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora dos Mártires da Freguesia dos Mártires 
  • Irmandade de São Miguel e Almas 
  • Irmandade de Santa Cecília 
  • Confraria do Apóstolo Santiago

Direitos de Autor ou de Imagem

http://www.paroquiadosmartires.pt/html/historia/visita_guiada.html

Bibliografia

ALVES, José da Felicidade (apresentação), Lisboa em 1551 – Sumário. Cristovão de Oliveira. Lisboa: Livros Horizonte, 1987

http://www.paroquiadosmartires.pt/html/historia/visita_guiada.html

Localização

Rua Garrett, Lisboa, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Na antiga freguesia de Belém, erguia-se no lugar do Tojal, a antiga igreja paroquial de Benfica, a poente e norte do actual templo.

Rua Ernesto da Silva, 13, 1500-267 Lisboa, Benfica, Portugal

A ermida foi construída por volta de 1560, num período de grande flagelo de peste, sendo instituída uma confraria de S. Roque, sendo Juiz, Francisco Fernandes.

Rua de São Roque, Santo Tirso, Coronado, Portugal

A capela foi provavelmente construída em 1632. Trata-se de um templo de uma só nave, prolongando-se por um alpendre em alvenaria, onde se abrem três arcos de volta perfeita.

Largo da Devisinha, Idanha-a-Nova, Rosmaninhal, Portugal