Capela de São Roque da Casa de Ramalde

Categoria: Capelas

A Casa de Ramalde pertenceu à família Leite desde a primeira metade do século XVI. No século XVIII, o solar foi profundamente ampliado, com o projecto do arquitecto Nicolau Nasoni, permanecendo a memória dessa intervenção na capela anexa, com a inscrição gravada do ano de 1746.

A Capela foi dedicada a São Roque, tendo a sua fachada bem marcada pelo frontão interrompido sob o campanário. No interior, está o túmulo de João Leite Pereira, também atribuído a Nasoni.

A Casa de Ramalde e a Capela de São Roque estão integradas numa vasta área de terrenos agrícolas e num jardim de gosto barroco. A Casa também ficou conhecida como Casa Queimada, na sequência do grande incêndio que a destruiu aquando das invasões francesas. Em 1870, iniciaram-se os projectos do solar e da capela, que já no século seguinte, em 1968, seriam reconvertidos em Museu Nacional de Literatura, tendo funcionado até 1988, quando o edifício foi entregue ao então IPPC. É actualmente a sede da Direcção Regional do Porto do IPPAR.

Festividades Desafecta do culto
Contactos e Horário
Tel.: 226188525
Bibliografia IGESPAR

Localização

Rua da Igreja de Ramalde, 4149-011 Porto, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Em 1901, a Igreja de São Roque foi reconstruída e, em 1910, foram realizadas novamente obras de ampliação. 

EN1 - 1A, 9700-301 Altares, Angra do Heroísmo

A capela foi construída no século XVII, no extremo nascente da povoação, no fundo de um vale encaixado e junto a um ribeiro. 

EN 315 até Sambade e depois segue para Vila Nova, Alfândega da Fé, Sambade, Portugal

A Capela de São Roque foi construída no ano de 1623, tendo sido reedificada em 1834, por intervenção da Irmandade de Nossa Senhora da Agonia, porque o templo se encontrava em ruína.

Rua Dona Amélia de Morais, 4900-362 , Monserrate, Viana do Castelo, Portugal