Igreja de São Roque (Cedros, Ilha das Flores)

Categoria: Igrejas

O antigo orago da paróquia é Nossa Senhora do Pilar e foi com esta invocação que existiu na freguesia dos Cedros uma antiga igreja datada de 1693, que em meados do século XX, se encontrava em ruínas.

Em 22 de Janeiro de 1950, foi lançada a primeira pedra para um novo templo que ficou concluído e inaugurado em 18 de Julho de 1953, sendo a cerimónia de sagração presidida pelo padre João de Fraga Vieira, vigário da Lomba.

Festividades Nª Sra. do Pilar e S. Roque: 3º domingo de Agosto
Contactos e Horário
Junta de Freguesia dos Cedros 
Tel.: 292592705
Bibliografia

COSTA, Francisco Carreiro da. "86. Igreja de São Roque - Cedros - Flores", História das Igrejas e Ermidas dos Açores, Ponta Delgada (Açores), jornal Açores, 17 abril 1955 a 17 outubro 1956.

http://www.wikiwand.com/pt/Igreja_de_S%C3%A3o_Roque_(Cedros)

Localização

Cedros, Ilha das Flores, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

No caminho português de Santiago, encontra-se a Capela de São Roque, construída em alvenaria autoportante, com embasamento, cunhais e molduras em granito; rebocada e pintada a branco. Tem na...

EN 201, Romarigães, Viana do Castelo, Portugal

A Capela foi construída entre 1599-1601, na sequência de um voto para que cessasse o surto de peste que grassava na aldeia.

Rua de São Roque, Valongo, Alfena

Está documentada a existência de uma Ermida de S. Brás, desde 1568. As devoções a São Brás e a São Roque mantiveram-se ao longo dos séculos na Capela.

Largo de São Brás, Viana do Castelo, Serreleis, Portugal