Igreja de Benfica

Categoria: Igrejas

Na antiga freguesia de Belém, erguia-se no lugar do Tojal, a antiga igreja paroquial de Benfica, a poente e norte do actual templo. Uma das primeiras referências data de 1391, referindo-se á atribuição do direito de padroado sobre a Paróquia, em favor da Paróquia do Santíssimo Salvador, da cidade.  Em 1586, foi instituída canonicamente a Irmandade de Nossa Senhora do Amparo.

O Pe. Álvaro Proença na obra Benfica através dos tempos (Lisboa 1964) afirma que a capela gótica de S. Roque estava incorporada nesta igreja e, sendo esta a primitiva igreja paroquial de Benfica. Mas, até ao momento, são escassos os elementos históricos que existem acerca desta capela de São Roque.

Foi edificada uma nova igreja paroquial sobre a Real Estrada de Benfica, à qual estava ligada pela Azinhaga que do Tojal, mas este templo foi gradualmente abandonado, com a inauguração de uma nova igreja, em 1809. 

Festividades Nossa Senhora do Amparo: 18 de Dezembro (Novena e Festa)
Contactos e Horário
Irmandade de Nossa Senhora do Amparo
Irmandade do Santíssimo Sacramento
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Bibliografia

Mendes, Teodoro A., Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Benfica (Lisboa), Lisboa, Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, 2009

http://www.paroquia-benfica.pt

Localização

Rua Ernesto da Silva, 13, 1500-267 Lisboa, Benfica, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela foi dedicada a São Roque, tendo a sua fachada bem marcada pelo frontão interrompido sob o campanário. No interior, está o túmulo de João Leite Pereira, também atribuído a...

Rua da Igreja de Ramalde, 4149-011 Porto, Portugal

A Capela tem uma nave única, com torre sineira lateral e a fachada antecedida por um alpendre. No interior do templo localiza-se a imagem de S. Roque, que é padroeiro da aldeia.

Rua do Caldeirão, Vilarinho S. Roque, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Portugal

A capela foi construída por volta de 1600, mas por volta de 1748, o imóvel encontrava-se arruinado, o que levou à transferência da imagem de S. Roque para a Igreja Matriz de Areias.

Rua Prof. Dr. Padre Francisco Carvalho Correia, 4780 Santo Tirso, Areias, Santo Tirso, Portugal