Festas de São Roque

As Festas em honra de São Roque da Vitória realizam-se anualmente de 12 a 15 de Agosto, com um programa de animação cultural e recreativo, cuja organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia da Vitória e dos moradores locais.

A festa popular teve origem pelo facto de no prédio n.º 411, existir um nicho com uma escultura do santo patrono São Roque. 

Para manifestar a sua devoção a São Roque, os moradores anualmente armam na rua um trono, que ergue aproveitando os degraus de pedra granítica que acompanham um muro da rua. A Rua da Vitória enche-se enfeites de cor e ambiente de intensa alegria, e assim, anualmente os moradores celebram São Roque.

Contactos e Horário
Junta de Freguesia da Vitoria
Tel.: 222073560
Fax: 222073569
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto

Localização

Rua da Vitória, Porto, Freguesia da Vitória, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A ermida foi construída por volta de 1560, num período de grande flagelo de peste, sendo instituída uma confraria de S. Roque, sendo Juiz, Francisco Fernandes.

Rua de São Roque, Santo Tirso, Coronado, Portugal

A capela foi construída no século XVII, no extremo nascente da povoação, no fundo de um vale encaixado e junto a um ribeiro. 

EN 315 até Sambade e depois segue para Vila Nova, Alfândega da Fé, Sambade, Portugal

A Capela de São Roque foi edificada no século XVII, mas remodelada, provavelmente, no século XX, sendo-lhe introduzidos os actuais vãos, na fachada principal. 

Rua da Ínsua, Vila Real, Mondrões, Portugal