Festas de São Roque

As Festas em honra de São Roque da Vitória realizam-se anualmente de 12 a 15 de Agosto, com um programa de animação cultural e recreativo, cuja organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia da Vitória e dos moradores locais.

A festa popular teve origem pelo facto de no prédio n.º 411, existir um nicho com uma escultura do santo patrono São Roque. 

Para manifestar a sua devoção a São Roque, os moradores anualmente armam na rua um trono, que ergue aproveitando os degraus de pedra granítica que acompanham um muro da rua. A Rua da Vitória enche-se enfeites de cor e ambiente de intensa alegria, e assim, anualmente os moradores celebram São Roque.

Contactos e Horário
Junta de Freguesia da Vitoria
Tel.: 222073560
Fax: 222073569
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto

Localização

Rua da Vitória, Porto, Freguesia da Vitória, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi construída junto da “estrada real que vem de Vianna para Caminha”, apresenta um adro e muro em pedra a delimitar o adro do templo. 

EN 13, Viana do Castelo, Afife, Portugal

Capela construída provavelmente no século XVIII. Em 1998, a Comissão Fabriqueira promoveu as obras de restauro, que incluíram: alteamento das fachadas, remoção dos rebocos das paredes.

Lugar de Cima do Povo, em Quintela, Vila Real, Vila Marim, Portugal

Mandado construir por D. João V para cumprir um voto de sucessão, o Palácio de Mafra é o mais importante monumento do barroco em Portugal. 

Palácio Nacional de Mafra, Terreiro D. João V, 2640 Mafra, Portugal