Capela de São Roque (Porto, Campanhã)

Categoria: Capelas

Em 1737, o ermitão Francisco João manda construir uma capela dedicada a São Roque, no local onde existiu uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Ajuda, e cujo retábulo foi preservado transitando para a sacristia da actual Capela de São Roque. Nas Memórias Paroquiais de 1758 é referida uma ermida de São Roque que se situava junto da estrada pública que vai da “cidade do Porto para Tras os Montes, e he de bastante grandeza, cujo sancto he o principal Orago deita, e tem mais as Imagens de Nossa Senhora de Ajuda, de Sancto António de Pãdua; de Santa Rita; e de Sam Francisco de Assis (...)”.

Em 1876 foi instituída a Confraria de Santo António, que ficou responsável pelo culto e pelas festividades do seu santo patrono, mas que seria extinta em 1910.

Posteriormente foi instituída a Irmandade de Santo António da Capela de São Roque da Lameira, a quem, em 1915, a Junta da Freguesia entrega os bens da Capela, entretanto arrolados. Desse arrolamento constavam diversas alfaias litúrgicas, e as imagens de Santo António, da Nossa Senhora da Ajuda, São Francisco e Santa Rita. Ao longo do século XX, a Capela foi sendo remodelada.

Contactos e Horário

Telefone: 225367418

Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto
Bibliografia

Roteiro Religioso: Porto e Vila Nova de Gaia. Porto: Diocese do Porto

Localização

Rua de São Roque da Lameira , 4350 Porto, Campanhã, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A capela situa-se nos arredores da aldeia e todos os anos, na festa de S. Roque realiza-se a cerimónia de apresentação e da bênção do gado.

Bragança, Grijó de Parada, Portugal

O templo tem planta longitudinal de nave única e capela-mor ampliada no comprimento pela reforma barroca que lhe acrescentou a sacristia do lado esquerdo e torre sineira quadrada adossada junto da...

EN 224, Várzea, Arouca - Vale de Cambra, Portugal

A primitiva Capela de São Roque, de finais do século XV ou de inícios do século seguinte, localizada na Praça de São Roque, foi demolida no século XIX, depois do pedido dirigido à Câmara em...

Rua Dr. Carvalho Monteiro, Oliveira do Hospital, Lagos da Beira, Portugal