Capela de São Roque (Machico, Madeira)

Categoria: Capelas

Localizada na baía de Machico, a primitiva capela foi mandada construir pelo segundo Capitão Donatário de Machico, Tristão Vaz Teixeira, como de agradecimento a São Roque, por este ter posto fim à epidemia da peste que grassou na Capitania de Machico, por volta de 1498.

Chegou a um estado de ruína, até que, em 1739, a Confraria mandou reconstituir o edifício, a pouco metros do local da primitiva.

No interior da actual capela, encontra-se, no altar-mor, um retábulo em talha policromada barroca, datado de 1751, e o tecto está revestido em madeira de perfil curvo pintado com decoração vegetalista, e com a seguinte inscrição: “Eris in Peste Patronus”. A sacristia possui tecto de masseira e apresenta numa parede restos de revestimentos cerâmicos do tipo “maçaroca” do séc. XVII. O interior da capela está revestido com painéis de azulejo, representando a Vida do Santo patrono. 

Contactos e Horário
Câmara Municipal de Machico
Largo do Município 
9200 - 099 Machico

Localização

Caminho de São Roque / Largo de São Roque, Machico, Madeira, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A capela foi construída por volta de 1600, mas por volta de 1748, o imóvel encontrava-se arruinado, o que levou à transferência da imagem de S. Roque para a Igreja Matriz de Areias.

Rua Prof. Dr. Padre Francisco Carvalho Correia, 4780 Santo Tirso, Areias, Santo Tirso, Portugal

A capela localiza-se num ponto elevado de onde se avista o Rio Côa.  

Mido, Almeida, Castelo Bom, Portugal

A actual igreja de São Roque começou a ser construída logo em 1791, num novo local sob coordenação do mestre João António Vila Vicêncio. 

Caminho do Lombo Segundo, 34, 9020-097 São Roque, Funchal