Capela de São Roque (Alenquer, Abrigada)

Categoria: Capelas

A Quinta de Abrigada tem uma origem muito antiga, e que primitivamente ter-se-á chamado Quinta do Amieiro. Em princípios do século XVI, pertenceu a Fernão Balones, que a vendeu a Fernando Alvares Cabral, e mais tarde foi adquirida por Gonçalo Vaz, que a ampliou e melhorou. Por testamento foi passada para Gonçalo Vaz de Araújo que instituiu o morgado, com a condição de ser fundada uma capela com casa anexa para peregrinos e pobres.

A capela foi construída e dedicada a São Roque, tendo a imagem vindo do Monte Santo, nas faldas do Monte Junto. Actualmente, no altar-mor, encontra-se uma imagem de São Roque, de finais do século XVIII, e do século XVII, são ainda o Crucifixo e as imagens de São Domingos e de Nossa Senhora da Conceição.

Em 1712, o Pe. Carvalho da Costa descreve que a “Abrigada com cinquenta vizinhos, uma Ermida de S. Roque” (Corografia Portugueza).

Em finais da década de 1960, a Capela de São Roque  recebeu uma profunda remodelação, restando o arco triunfal da primitiva estrutura. 

Festividades São Roque: Setembro
Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corografia portugueza e descripçam topografica do famoso Reyno de Portugal, com as noticias das fundações das cidades, villas, & lugares, que contem; varões illustres, gealogias das familias nobres, fundações de conventos, catalogos dos Bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edificios, & outras curiosas observaçoens. Tomo primeyro [-terceyro], Lisboa, officina de Valentim da Costa Deslandes impressor de Sua Magestade, & á sua custa impresso, 1706-1712

Localização

Rua Larga de S. Roque, Alenquer, Abrigada, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi construída no ano de 1623, tendo sido reedificada em 1834, por intervenção da Irmandade de Nossa Senhora da Agonia, porque o templo se encontrava em ruína.

Rua Dona Amélia de Morais, 4900-362 , Monserrate, Viana do Castelo, Portugal

A ermida foi construída por volta de 1560, num período de grande flagelo de peste, sendo instituída uma confraria de S. Roque, sendo Juiz, Francisco Fernandes.

Rua de São Roque, Santo Tirso, Coronado, Portugal

No medievo território da freguesia de São Miguel de Cepães, actual freguesia de São Miguel das Marinhas, localizam-se vários monumentos de cariz religioso, destacando-se a Capela de São Roque,...

Rua do Marco, Esposende, Marinhas, Goios