Capela de São Roque (Rosmaninhal)

Categoria: Capelas

A capela foi provavelmente construída em 1632. Trata-se de um templo de uma só nave, prolongando-se por um alpendre em alvenaria, onde se abrem três arcos de volta perfeita. A entrada principal é decorada com um pórtico renascentista. No interior, a iluminação é realizada por duas janelas que se abrem na fachada de Noroeste; tecto em madeira e púlpito lateral, com escada em granito e frontal em madeira dourada.

Na capela-mor, localiza-se um retábulo móvel em madeira policromada, com duas pinturas representando Nossa Senhora da Soledade (lado do Evangelho) e de São João Evangelista (lado Epistola) e, ao centro, a imagem escultórica de São Roque ladeado por um cão com pão na boca e por um anjo. 

Festividades São Roque: a Missa Solene anual (com bênção do Pão de São Roque) realiza-se na primeira terça-feira a seguir ao Domingo de Páscoa.
No final da Missa, e já no alpendre do templo, são cantados cânticos e louvores a São Roque, por grupos de Adufeiras do Rosmaninhal e de Idanha.
Hino Se fores à Missa a São Roque
dá três voltas à Capela
está lá uma roseira
traz-me uma rosa dela

Olha a rola, olha a rola,
no telhado de São Roque
já lhe tiraram o ninho
já não há quem o volte

Rosmaninhal soalheiras
ao São Roque vêm rezar
para lhes agradecer
de tantas graças nos dar

Venho à missa a São Roque
pelo caminho a cantar
deita-me a vossa bênção
para o ano cá voltar
Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto
Bibliografia

Pinheirinho, José António dos Santos, Rosmaninhal: passado e presente da antiga vila raiana da Beira Baixa, Idanha-a-Nova, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, 2001

Localização

Largo da Devisinha, Idanha-a-Nova, Rosmaninhal, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi mandada construir pelos devotos para pedir protecção das pestes, como ficou inscrita na lápide de pedra: “FEITA PELOS DEVOTOS D’ESTA VILLA PELA PESTE DE 1580”.

Largo de São Roque, Vila do Conde, Portugal

A capela foi construída e dedicada a São Roque, tendo a imagem vindo do Monte Santo, nas faldas do Monte Junto. 

Rua Larga de S. Roque, Alenquer, Abrigada, Portugal

Fonte com enquadramento urbano, situada na zona antiga de Vila Nova de Gaia, próximo da ribeira, numa rua de acentuada pendente.

Rua Cândido dos Reis, 311, 4400-074 , Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, Portugal