Capela de São Roque (Sabrosa)

Categoria: Capelas

A capela de construção seiscentista recebeu obras de reforma no século XIX, altura em que foi realizado o retábulo-mor e a pintura do tecto, cujo elemento central é a representação de São Roque.

Em 1640, o Papa Urbano VIII concedeu uma bula, que conferia “graças e indulgências aos irmãos que confessados receberam a sagrada comunhão e visitaram” a Capela de São Roque nos dias: 8 de Setembro, 4 de Outubro, 25 de Novembro, 8 de Dezembro, 2 de Fevereiro, 25 de Março, 31 de Junho e 15 de Agosto.

Em 1694, o arcebispo Luís de Sousa confirmou os estatutos da Irmandade de São Roque que, em 1758, segundo as Memórias Paroquiais do padre António Botelho Ribeiro de Vasconcelos, ainda se mantinha activa.

Nos séculos XIX e XX foram realizadas várias obras de reforma da capela, designadamente: modificação do portal, realização do retábulo, colocação do silhar de azulejos e pintura do tecto.

Festividades Procissão do Encontro: realiza-se de dois em dois anos, na Quinta-feira Santa.
Contactos e Horário
Câmara Municipal de Sabrosa
Tel.: 259 937 120 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direitos de Autor ou de Imagem

Câmara Municipal de Sabrosa

Localização

Rua de S. Roque, Sabrosa, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Ponte que atravessa a Ribeira de Ovar.

Rua de São Roque, Lugar da Ribeira, Ovar, Portugal

A capela foi construída fora da localidade, num lugar de grande visibilidade sobre Bornes. Trata-se de um edifício de pequenas dimensões, com fachada principal encimada por uma sineta.

Macedo de Cavaleiros, Bornes, Portugal

A Capela de São Roque foi erguida na periferia da aldeia de Algoso, por voto dos seus moradores “no tempo que o incêndio da peste ardia neste reino” e nas Terras de Miranda, em cerca de...

Avenida de São Roque, Vimioso, Algoso