Capela de São Roque (Carrazeda de Ansiães, Zedes)

Categoria: Capelas

A primitiva capela de São Roque foi construída em 1611, sendo a sua fachada principal orientada a poente, sendo instituída uma confraria de São Roque. As celebrações de São Roque incluíam uma grande procissão pela aldeia. Em 1758, o vigário Cosme Xavier descreve o local: “A Paróquia está na borda de um prado que está cercado das casas do mesmo povo e fora destas tem mais duas ruas, uma a que chamam o cima da Chã, onde está também a capela de Santa Margarida e outra a que chamam do Galego, que tem no final uma capela da evocação de S. Roque”.

No século seguinte templo acabou por ficar ao abandono, sendo desmantelada finais do séc. XX e construído no mesmo local, uma nova capela de São Roque. A imagem escultórica de São Roque foi transferida para a igreja matriz.

A imagem de São Roque sai em andor, na Procissão em honra de Santa Bárbara, que 

Direitos de Autor ou de Imagem
Bibliografia

Localização

Rua da Carreira, Carrazeda de Ansiães, Zedes, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Na antiga freguesia de Belém, erguia-se no lugar do Tojal, a antiga igreja paroquial de Benfica, a poente e norte do actual templo.

Rua Ernesto da Silva, 13, 1500-267 Lisboa, Benfica, Portugal

A origem da Capela de São Roque das Cortes poderá estar relacionada com a peste de 1564, que assolou estes territórios. 

Largo de São Roque, 4920 São Roque, Vila Nova de Cerveira, Cortes, Portugal

Mandado construir por D. João V para cumprir um voto de sucessão, o Palácio de Mafra é o mais importante monumento do barroco em Portugal. 

Palácio Nacional de Mafra, Terreiro D. João V, 2640 Mafra, Portugal