Capela de São Roque (Santo Tirso, Coronado)

Categoria: Capelas

A ermida foi construída por volta de 1560, num período de grande flagelo de peste, sendo instituída uma confraria de S. Roque, sendo Juiz, Francisco Fernandes.  

Em 1758, na resposta aos quesitos para as Memórias Paroquiais, Bartolomeu Soares de Lima, menciona que existiam as ermidas do Espírito Santo e de São Roque, ambas localizadas nas proximidades da Igreja Paroquial. A primeira ainda existe, mas a de São Roque foi demolida em 1914, mantendo-se a sua memória pela toponímia Rua de São Roque.

Festividades Em honra de Santo Amaro, Senhor Jesus, S. Sebastião, S. Roque e de S. Mamede (padroeiro da freguesia)
Bibliografia

http://www.paroquiasmcoronado.pt/

http://trofa.no.sapo.pt/freguesias.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Mamede_do_Coronado

Localização

Rua de São Roque, Santo Tirso, Coronado, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

O forte foi construído por volta de 1670, por ordem do Conde de Pontével (D. Luís da Cunha e Ataíde), para defender a Praia de S. Roque (antiga denominação da Meia Praia) e a foz da Ribeira da...

Estrada da Meia Praia, junto à EN 125, Km 3, Rua Ribeira de Arão, Lagos

A construção da Capela de São Roque foi impulsionada pelo médico Jorge do Valle Vieira, guarda-mor da Casa de Saúde, que na sequência do surto de peste que afectou a vila de Guimarães, em...

Rua 25 de Abril, Guimarães, Portugal

A Capela foi construída entre 1599-1601, na sequência de um voto para que cessasse o surto de peste que grassava na aldeia.

Rua de São Roque, Valongo, Alfena