Capela de São Roque (Vimioso, Carção)

Categoria: Capelas

A capela de São Roque ergue-se a 711 metros de altitude, com fachada orientada para a povoação e a sua existência é confirmada em 1751, pelo P. Luiz Cardoso que refere que “Ha dentro deste Lugar as Ermidas de S. Roque...” (in Diccionario Geografico, Tomo II, Lisboa, 1751).  No interior do templo, destaca-se o altar com seu retábulo de talha policromada, ao centro do qual está colocada a imagem de São Roque.

Todos os anos, a comunidade realiza as cerimónias em honra do seu orago, convergindo particularmente para o momento da procissão na qual são transportadas as imagens de São Roque e de Nossa Senhora do Rosário, num percurso que sai da igreja matriz e vai até à capela de São Roque, que é abraçada por um cordão humano cumprindo as três voltas em redor do templo. Finda a procissão, segue-se a missa campal, que termina com a bênção dos animais. 

Festividades São Roque: 14 e 16 de Agosto, Festa dos Solteiros
Contactos e Horário
Junta de Freguesia de Carção
Rua São Roque 1
5230-131 Carção
Tel.: 273 511 265
Fax: 273 511 265

Comissão de Festas do São Roque (Rapazes Solteiros)

Direitos de Autor ou de Imagem

© SIPA in: www.monumentos.pt

Bibliografia

Cardoso, P. Luiz, Diccionario Geografico, Tomo II, Lisboa, 1751).

Talha Dourada na povoação de Carção: os retábulos entre o último quartel do século XVII até metade do século XIX, pp. 29- 40.  

http://almocreve.blogs.sapo.pt/2007/03/

http://almocreve.blogs.sapo.pt/2008/09/

Localização

Vimioso, Carção, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Igreja Matriz tem planta longitudinal e a fachada ladeada por uma torre sineira. 

Rua de São Roque, 6215-165 Cortes do M, Covilhã, Portugal

A Capela de São Roque foi erguida na periferia da aldeia de Algoso, por voto dos seus moradores “no tempo que o incêndio da peste ardia neste reino” e nas Terras de Miranda, em cerca de...

Avenida de São Roque, Vimioso, Algoso

A Confraria da Corte foi instituída muito provavelmente no século XVI, na Capela Real, a atestar pela Provisões Régias datadas a partir dos anos de 1533. 

Terreiro do Paço, Lisboa, Portugal