Festas de São Roque

As Festas em honra de São Roque da Vitória realizam-se anualmente de 12 a 15 de Agosto, com um programa de animação cultural e recreativo, cuja organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia da Vitória e dos moradores locais.

A festa popular teve origem pelo facto de no prédio n.º 411, existir um nicho com uma escultura do santo patrono São Roque. 

Para manifestar a sua devoção a São Roque, os moradores anualmente armam na rua um trono, que ergue aproveitando os degraus de pedra granítica que acompanham um muro da rua. A Rua da Vitória enche-se enfeites de cor e ambiente de intensa alegria, e assim, anualmente os moradores celebram São Roque.

Contactos e Horário
Junta de Freguesia da Vitoria
Tel.: 222073560
Fax: 222073569
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto

Localização

Rua da Vitória, Porto, Freguesia da Vitória, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi erguida na periferia da aldeia de Algoso, por voto dos seus moradores “no tempo que o incêndio da peste ardia neste reino” e nas Terras de Miranda, em cerca de...

Avenida de São Roque, Vimioso, Algoso

A Igreja Matriz de São Roque remonta ao século XVIII, tendo sido reedificada em 1776 sobre a antiga Capela do Bom Jesus, construída em 1480, pelos fundadores do povoado de São Roque.

Rua da Igreja, 9940-340, São Roque do Pico, Ilha do Pico, Açores

No ano de 1610, iniciou-se a construção da pequena ermida de S. Roque, num terreno que pertencia ao Sargento-Mor Gaspar de Freitas da Costa. 

Angra do Heroísmo, Portugal