Registo de Nossa Senhora e de São Roque

Registo de Santo colocado na fachada de um prédio, na Rua da Barroca. A iconografia de São Roque é a reprodução de uma Estampa Devota datada de 1870, mandada produzir pela Irmandade de São Roque nesse ano, para distribuir a todos os fiéis que participassem na Missa solene e na Procissão em Honra de São Roque, que se celebravam a 16 de Agosto.

A colocação deste registo neste prédio (com foro à Sé de Lisboa, como indica a placa de pedra com a inscrição “SEE”), pode indiciar que se trata de uma devoção mariana, mas igualmente a São Roque, por um devoto que também pode ter sido Irmão de São Roque. 

Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto

Localização

Rua da Barroca, 40, Lisboa, Misericórdia, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque localiza-se num dos extremos da antiga da povoação. No altar- mor está colocada a imagem de São Roque e num altar lateral a imagem de Nossa Senhora das Candeias.

Rua de S. Roque, 3460 Tondela, Mouraz, Portugal

A ermida foi construída por volta de 1560, num período de grande flagelo de peste, sendo instituída uma confraria de S. Roque, sendo Juiz, Francisco Fernandes.

Rua de São Roque, Santo Tirso, Coronado, Portugal

A Capela localiza-se no lugar de São Roque. Tem no seu interior as imagens de São Roque, Senhor dos Passos, Senhora da Soledade, São Luís de França e Santa Ana.

Ponte de Lima, Poiares, Portugal