Forte de S. Roque da Meia Praia (Lagos)

O forte foi construído por volta de 1670, por ordem do Conde de Pontével (D. Luís da Cunha e Ataíde), para defender a Praia de S. Roque (antiga denominação da Meia Praia) e a foz da Ribeira da Carrapateira (desaparecida completamente no inicio do século XX). O Forte fazia parte do conjunto de fortificações defensivas da costa, para proteger a cidade de Lagos dos ataques de piratas e corsários.

O sismo de 1755 danificou as estruturas, tendo sido foi reparado em 1796, para servir de elemento defensivo no período das Invasões Francesas. No século seguinte, a estrutura fica ao abandono e em 1873 foi cedida à Alfândega de Faro, sendo aí instalado um posto de fiscalização.

 

Praia de S. Roque

É um extenso areal que se estende desde o Farol de Lagos (molhe este) até ao Forte de S. Roque da Meia Praia. 

Veja no Google Maps.

Localização

Estrada da Meia Praia, junto à EN 125, Km 3, Rua Ribeira de Arão, Lagos

Pontos de Interesse: Sugestões

Antigo Altar de São Roque na Igreja do Convento do Carmo.

Largo do Carmo, Lisboa, Portugal

A Capela da Nossa Senhora das Febres, antiga Capela de São Roque situa-se na freguesia da Vera-Cruz, no bairro piscatório da Beira-mar, muito próximo do canal. 

Rua do Carril e a Rua de São Roque, Aveiro, Portugal

Na Freguesia de São Miguel foi construída a Igreja de São Miguel ou São Miguel de Alfama, que Cristovão de Oliveira refere no Summario em que brevemente se contem algumas cousas assim...

Largo de São Miguel, 1100-541 Lisboa, Portugal