Capela de São Roque (Albergaria-a-Velha, Aveiro)

Categoria: Capelas

A Capela tem uma nave única, com torre sineira lateral e a fachada antecedida por um alpendre. No interior do templo localiza-se a imagem de S. Roque, que é padroeiro da aldeia.

As festividades em honra de S. Roque são realizadas pela associação para a Promoção e Desenvolvimento da Aldeia de Vilarinho de S. Roque e o festival “Há festa na Aldeia” é da responsabilidade da Adritem – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria.

Festividades S. Roque: terceiro domingo de Agosto (padroeiro)
Nossa Senhora do Socorro: segunda-feira a seguir à celebração de S. Roque (terceiro domingo)

Localização

Rua do Caldeirão, Vilarinho S. Roque, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Em 1737, o ermitão Francisco João manda construir uma capela dedicada a São Roque, no local onde existiu uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Ajuda, e cujo retábulo foi preservado transitando...

Rua de São Roque da Lameira , 4350 Porto, Campanhã, Portugal

Nas Memórias Paroquiais de 1758, é referido que no caminho que segue para Valença, passando pela Breia, surge um conjunto de templos de invocação a Santo Amaro e a São Bento, e na Igreja da...

Rua de S. Roque, Vila Nova de Cerveira, Gontije / Gontiz , Portugal

A Capela de São Roque foi construída em 1569, para cumprimento de promessa feita pelos habitantes do Couto de Tibães, que recorriam a São Roque para que a peste terminasse. 

Largo de São Roque, 21, Braga, Merelim (São Paio), Portugal