Capela de São Roque (Gemunde, Lugar da Anta)

Categoria: Capelas

A capela terá sido construída pelo pároco de Gemunde, Braz Roiz, no fim do século XVI sob a invocação de São Roque. No séc. XVIII, foram famosas as festas em honra do orago, e nas Memórias Paroquiais de 1758 são igualmente referenciadas as festas que em honra de São Roque se realizavam no 3.º Domingo de Agosto.

Em Agosto de 1955, a antiga capela foi demolida, para se proceder às obras de ampliação e remodelação no interior “desde os alicerces e com vistas ao seu aumento por o crescimento da freguesia assim o exigir”, tendo na sua execução colaborado (dirigindo ou prestando serviços gratuitos) um conjunto alargado de benfeitores. A conclusão da obra ocorreu no dia 31 de Dezembro do ano de 1957.

Em 1 de Janeiro do ano seguinte, procedeu-se à inauguração do templo, numa cerimónia presidida pelo Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. Florentino de Andrade e Silva (Bispo Titular de Heliossebaste).

A comunidade de Gemunde mantém as tradições religiosas, e nesta Capela celebra-se o dia do orago.  

No interior da Capela, localiza-se num nicho do altar-mor, encontra-se uma singular imagem de São Roque, ladeada por um cão com um pão na boca.  

Contactos e Horário
Paróquia de Gemunde 
Diocese do Porto, Portugal 
Pe. Domingos Jorge 

Secretaria da Igreja de Nossa Senhora da Maia
Avenida António Santos Leite
Horário: 10h00 - 12h00 | 17h00 - 19h00
Tel.: 229 418 052 
Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto

Localização

Rua Eng. Frederico Ulrich, 4475 Maia, Gemunde, Lugar da Anta, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi construída em 1569, para cumprimento de promessa feita pelos habitantes do Couto de Tibães, que recorriam a São Roque para que a peste terminasse. 

Largo de São Roque, 21, Braga, Merelim (São Paio), Portugal

Edifício de planta rectangular, com a fachada principal precedida por um alpendre suportado por quatro colunelos apoiados num murete.

Vale de Asnes, 5370 Mirandela, Portugal

Na Freguesia de São Miguel foi construída a Igreja de São Miguel ou São Miguel de Alfama, que Cristovão de Oliveira refere no Summario em que brevemente se contem algumas cousas assim...

Largo de São Miguel, 1100-541 Lisboa, Portugal