Ermida de São Roque (Santiago Cacém, Alvalade)

Categoria: Ermidas

A ermida de São Roque foi mandada edificada por Mem Daver, no final do século XV ou inícios de XVI, nas suas propriedades denominadas do Faial. A devoção de Mem Daver levou-o a “edificar a dita irmida per sua devoção em sua terra, pollo qual he obrigado de correger e repairar quando lhe necessário for”, como relataram os membros da Ordem de Santiago à Comenda de Alvalade, na sequência da inspeção que efectuaram entre os dias 22 e 27 de Novembro de 1510, e que levaria a comitiva inspectora a averiguar o estado da pequena ermida construída em taipa (de uma só divisão, com 4.95 metros de comprimento por 4 metros de largura), com o seu altar “(…) no quall estaa huua imagem de São Roque e detrás della um retábulo piqueno com suas portas velho”.

Em 1687, a ermida encontrava-se em ruína, tendo o pároco de Alvalade, Pedro Fialho suportado financeiramente a obra de restauro, o que permitiu a concretização da festa do Santo, que se celebrava a 16 de Agosto, com grande empenho por parte da Confraria de S. Roque. Em 1718, João Rodrigues Soveral era o rendeiro da Courela de S. Roque, antiga denominação da Herdade do Valdez e actual Herdade do Faial.

Actualmente, a ermida está em mau estado de conservação.

Localização

Herdade do Faial, Alvalade, 7565-109 Alvalade, Santiago Cacém, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Antigo Altar de São Roque na Igreja do Convento do Carmo.

Largo do Carmo, Lisboa, Portugal

A Capela de São Roque foi edificada no itinerário dos caminhos de Santiago, a caminho de Agualonga, e passando a velha ponte, encontra-se o templo.

EN 201, Paredes de Coura, Rubiães

A Capela de São Roque situa-se dentro de Forte de São Roque, numa zona mais elevada a Poente do povoado. 

Forte de São Roque, Rua Corredoura de São Roque, Castelo de Vide, Santa Maria da Devesa, Portugal