Ermida de São Roque (Tavira, Santa Maria)

Categoria: Ermidas

A construção da Ermida de São Roque deve remontar ao século XVI, porque São Roque é santo patrono do Regimento de Infantaria de Tavira e da Confraria de São Roque, cuja estrutura composta exclusivamente por militares, atingiu grande fervor nos finais do séc. XVIII.

A Ermida de São Roque foi reconstruída em meados do século XVIII, atribuindo-se a obra ao arquiteto Diogo Tavares de Ataíde (1711-1765), tendo este alterado a configuração da igreja, introduzindo-lhe formas barrocas. Sem prejuízo do culto a São Roque, em meados do século XVIII a ermida é também conhecida por Ermida de Nossa Senhora do Rosário.

Em finais do século XIX, os membros da Confraria foram aliados de D. Miguel, o que levou à sua extinção, quando este foi derrotado por D. Pedro. A partir desse momento, a ermida passa a ser de invocação de N.ª Sr.ª do Rosário, e, no séc. XIX, o templo fica votado ao abandono, sendo mais tarde dessacralizado e nacionalizado após a implantação da República, tendo os seus bens, incluindo a imagem de São Roque, sido transferidos para a Igreja Paroquial de Santiago. Em 1935, a ermida foi adquirida pela Câmara Municipal de Tavira, que a recuperou. Actualmente, o templo encontra-se devoluto, aguardando obras de recuperação. Não tem culto, nem irmandade ou comissão fabriqueira ativa, nem alguma festividade associada.

Contactos e Horário

Museu Municipal de Tavira

Direitos de Autor ou de Imagem

Daniel Santana | Câmara Municipal de Tavira

Bibliografia

Daniel Santana | Câmara Municipal de Tavira

www.igespar.pt

Localização

Largo do Cano, Rua do Alto Cano, 31, Tavira, Santa Maria, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A capela foi construída no século XVII, no extremo nascente da povoação, no fundo de um vale encaixado e junto a um ribeiro. 

EN 315 até Sambade e depois segue para Vila Nova, Alfândega da Fé, Sambade, Portugal

A Capela foi dedicada a São Roque, tendo a sua fachada bem marcada pelo frontão interrompido sob o campanário. No interior, está o túmulo de João Leite Pereira, também atribuído a...

Rua da Igreja de Ramalde, 4149-011 Porto, Portugal

Capela datada de 1924, tem uma nave única com sacristia lateral e na fachada principal um alpendre com cobertura piramidal que amplia o espaço do templo e acolhe os fiéis durante as...

EN 596.1, Avenida de São Roque, Penafiel, Portugal