Capela de São Roque, Arsenal da Marinha

Categoria: Capelas

A reconstrução do Real Arsenal nos terrenos da Ribeira das Naus após o Terramoto de 1755, permitiu aos homens com profissão de Carpinteiros de Machado obterem, no ano seguinte, um Alvará régio que autorizava a construção dentro da Ribeira das Naus, de um edifício em madeira para servir de Capela de São Roque. Esta construção foi desactivada, quando é autorizada a construção de uma nova Capela em alvenaria de “pedra e cal”, que foi sagrada no ano de 1761 (segundo provisão de 9 de Julho, in Livro de Registos de Provisões de 1760-1766), pelo Patriarca D. Francisco Saldanha da Gama, sendo-lhe atribuídos privilégios ao Altar desta Capela “para que a Missa que nelles se celebrar por qualquer Sacerdote Secular ou Regular”.

A responsabilidade do culto ficou a cargo da Irmandade do Glorioso São roque dos Carpinteiros de Machado, da qual só faziam parte os Irmãos com a profissão de carpinteiro de Machado e seus familiares. 

Contactos e Horário

Gabinete de Relações Públicas do Ministério da Marinha

Distrito Lisboa
Concelho Lisboa
Direitos de Autor ou de Imagem

João Pécurto | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Bibliografia

Pinto, Helena G., Cronologia Histórica da Irmandade de São Roque dos Carpinteiros de Machado, 2012 

Localização

Arsenal da Marinha, Avenida da Ribeira Naus e Rua da Alfândega, São Nicolau, Lisboa, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi mandada construir pelos devotos para pedir protecção das pestes, como ficou inscrita na lápide de pedra: “FEITA PELOS DEVOTOS D’ESTA VILLA PELA PESTE DE 1580”.

Largo de São Roque, Vila do Conde, Portugal

Em Podence existiu uma Capela de São Roque, de cuja memória apenas ficou uma placa toponímica que atesta o local da sua implantação.

Largo de São Roque, Macedo Cavaleiros, Podence, Portugal

Capela construída provavelmente no século XVIII. Em 1998, a Comissão Fabriqueira promoveu as obras de restauro, que incluíram: alteamento das fachadas, remoção dos rebocos das paredes.

Lugar de Cima do Povo, em Quintela, Vila Real, Vila Marim, Portugal