Capela de São Roque (Vila do Conde)

Categoria: Capelas

Nos séculos XV e XVI, Vila do Conde assume uma posição estratégica e económica, sendo potenciada a sua localização no estuário do Rio Ave e evidenciada uma nova actividade ligada à vida marítima alicerçada na construção naval, ao comércio e à pesca. É neste novo centro urbano, habitado de artífices da construção naval (carpinteiros de machado, calafates), oficiais de marinha, comerciantes, etc., que são construídos edifícios estruturantes da nova urbe, designadamente: Igreja Matriz, Alfândega Régia, Capela de Nossa Senhora do Socorro, Igreja de Misericórdia, e casas de habitação.

Desse conjunto, destaca-se a Capela de São Roque, mandada construir pelos devotos para pedir protecção das pestes, como ficou inscrita na lápide de pedra: “FEITA PELOS DEVOTOS D’ESTA VILLA PELA PESTE DE 1580”.

No templo foram instituídas duas Confrarias que partilham as responsabilidades cultuais, designadamente: a Confraria de São Roque e a Confraria de Nossa Senhora do Pilar, cuja devoção à ficou bem expressa no revestimento azulejar que decora o interior da nave, com cenas alusivas a devoção Mariana mas, também a viagem de peregrinação de São Roque que ficou representada nas “paredes de louça”, com o Santo trajando capa e romeira decorada com vieiras e bordão na mão ajoelhado perante a visão da Virgem com o Menino. Esta importante empreitada ficou assinalada nos azulejos do coro alto, com o seguinte texto: “ESTA OBRA MANDARAM FAZER OS DEVOTOS DA N.ª S.RA DO PILAR NO ANO DE 1746”. 

Festividades São Roque: Missa Solene e Terço, dia 16 de Agosto
Contactos e Horário
Confraria de São Roque
Rua do Lidador, 151
Vila do Conde
Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto
Bibliografia

F. A.L.P., A Capela de S. Roque de Vila do Conde, 1998

Localização

Largo de São Roque, Vila do Conde, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi mandada construir pelos devotos para pedir protecção das pestes, como ficou inscrita na lápide de pedra: “FEITA PELOS DEVOTOS D’ESTA VILLA PELA PESTE DE 1580”.

Largo de São Roque, Vila do Conde, Portugal

Rua de São Roque, 5370 Mirandela, Franco, Portugal

A Capela de São Roque foi construída no século XVII, no largo denominado Souto de São Roque, no limite dum recinto junto ao muro da Quinta dos Curvos. 

Calçada de São Roque, 533, 4740-452 Esposende, Esposende, Forjães, Cerqueiral, Portugal