Capela de São Roque (Penafiel)

Categoria: Capelas

Capela datada de 1924, tem uma nave única com sacristia lateral e na fachada principal um alpendre com cobertura piramidal que amplia o espaço do templo e acolhe os fiéis durante as cerimónias. No altar, uma imagem de São Roque com o seu bordão e cabaça, ladeado por um anjo e por um cão com um pão na boca (na base, a inscrição: Casa Abreu, Rua de Santa Margarida, Braga, 1995).

A activa comunidade realiza anualmente as cerimónias em honra de São Roque, colocando em exposição sob o alpendre da capela, para acolher os peregrinos e devotos que aqui acorrem, uma imagem do Santo em tamanho natural (trajando túnica escura, com capa branca e uma romeira preta) acompanhado por um cão. As cerimónias em honra do orago culminam com a Procissão de São Roque, que sai da capela acompanhada pelos devotos, num extenso e piedoso caminho que vai até à cidade de Penafiel, regressando depois ao templo.

Na Capela de São Roque são também veneradas as imagens de São Sebastião e de Santa Luzia, esculturas igualmente em tamanho natural.

O culto a São Roque está bem vivo nesta comunidade, que anualmente mantém a já longa tradição celebrativa e todos os anos renova as acções de benfeitoria no templo e na encomenda de novas alfaias processionais, e insígnias, onde se inclui a execução de um estandarte processional de São Roque.

Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto
Bibliografia

BARBOSA, Padre Arlindo, Frei António da Ressurreição: Frade Franciscano. Penafiel, Câmara Municipal de Penafiel, 2005

BARBOSA, Padre Arlindo, A Capela de S. Roque e o Sarcófago de Fr. António da Ressurreição: para a história religiosa de Penafiel, Penafiel, s/d 

Localização

EN 596.1, Avenida de São Roque, Penafiel, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

No interior do templo está a imagem de São Roque, que veio da antiga Capela de São Roque.

Rua de São Roque, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Bornes, Eiriz , Portugal

A Capela de São Roque foi edificada no século XVII, mas remodelada, provavelmente, no século XX, sendo-lhe introduzidos os actuais vãos, na fachada principal. 

Rua da Ínsua, Vila Real, Mondrões, Portugal

Trata-se de um templo de uma só nave. A entrada principal antecedida por prolongando-se por um alpendre. No interior, a iluminação é realizada por pequenas janelas que se localizam na fachada...

Rua da Capela de São Roque (E1391), 4830-295 Garfe, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal