Capela de São Roque (Madalena, Chaves)

Categoria: Capelas

A capela situa-se junto ao rio Tâmega, no topo de um jardim entre a Rua de São Roque e a Alameda da Galinheira.

Construída no século XVII, sob a invocação de Nossa Senhora das Neves, a pequena capela era administrada pela população local, mas com a colaboração de alguns mordomos para a realização da romaria anua. No século XVIII, o templo foi reformado e, em 1758, a capela ainda mantinha a designação de Nossa Senhora das Neves. Posteriormente, o templo passou a ter a invocação de São Roque.

Tem planta longitudinal simples, de nave única, interiormente iluminada por vãos axiais e frestas na zona do altar-mor. Fachadas com cunhais apilastrados coroados por elegantes pináculos e terminadas em friso e cornija. A fachada principal termina em empena e é rasgada por portal de verga recortada, encimada por óculo polilobado e ladeada por duas janelas. 

Localização

Rua de S. Roque, Madalena, Chaves, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Em 1976, a igreja foi restaurada e actualmente apresenta a fachada e torres sineira com revestimento azulejar de padronagem azul e branco.

Largo da Igreja, 3720 São Roque, Oliveira de Azeméis , Portugal

A capela foi construída fora da localidade, num lugar de grande visibilidade sobre Bornes. Trata-se de um edifício de pequenas dimensões, com fachada principal encimada por uma sineta.

Macedo de Cavaleiros, Bornes, Portugal

A origem da Capela de São Roque das Cortes poderá estar relacionada com a peste de 1564, que assolou estes territórios. 

Largo de São Roque, 4920 São Roque, Vila Nova de Cerveira, Cortes, Portugal