Capela de São Roque (Madalena, Chaves)

Categoria: Capelas

A capela situa-se junto ao rio Tâmega, no topo de um jardim entre a Rua de São Roque e a Alameda da Galinheira.

Construída no século XVII, sob a invocação de Nossa Senhora das Neves, a pequena capela era administrada pela população local, mas com a colaboração de alguns mordomos para a realização da romaria anua. No século XVIII, o templo foi reformado e, em 1758, a capela ainda mantinha a designação de Nossa Senhora das Neves. Posteriormente, o templo passou a ter a invocação de São Roque.

Tem planta longitudinal simples, de nave única, interiormente iluminada por vãos axiais e frestas na zona do altar-mor. Fachadas com cunhais apilastrados coroados por elegantes pináculos e terminadas em friso e cornija. A fachada principal termina em empena e é rasgada por portal de verga recortada, encimada por óculo polilobado e ladeada por duas janelas. 

Localização

Rua de S. Roque, Madalena, Chaves, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Capela barroca, com a fachada principal precedida por um alpendre suportado por quatro colunelos dóricos apoiadas num murete. 

M 553, Macedo de Cavaleiros, Ala

A Procissão dos Terceiros (Cinzas) é realizada pela paróquia de Ovar, e sai da Igreja Matriz, formando um extenso cortejo com catorze andores.

Av. do Bom Reitor, 3880-110 Ovar, Ovar, Portugal

Cruzeiro integrado num aglomerado urbano, constituído por um conjunto de edificações no interior da aldeia. 

Largo de S. Roque, Vilares de Baixo, Alfândega da Fé, Vilares de Vilariça, Portugal