Capela de São Roque (Valongo, Alfena)

Categoria: Capelas

A Capela foi construída entre 1599-1601, na sequência de um voto para que cessasse o surto de peste que grassava na aldeia.

É uma construção de planta rectangular, de nave única, estrutura granítica e paredes caiadas, coberta por um telhado de duas águas. Acede-se ao edifício através de três degraus e um pequeno patamar que poderia indiciar a existência de um pequeno nártex, entretanto desaparecido. Na fachada principal, localiza-se uma porta encimada por um nicho escavado na parede e uma cruz aérea, definindo o eixo da construção; pináculos piramidais rematam os ângulos do frontão quebrado inseridos no mesmo plano da fachada. O templo recebeu obras de remodelação no segundo quartel do século XX.

No seu interior encontram-se as imagens de São Roque, Imaculada Conceição, Sagrado Coração de Jesus, São Bento e São José.

Direitos de Autor ou de Imagem

Raquel Branco | Câmara Municipal de Valongo 

Bibliografia

Raquel Branco | Câmara Municipal de Valongo 

Localização

Rua de São Roque, Valongo, Alfena

Pontos de Interesse: Sugestões

Em 1976, a igreja foi restaurada e actualmente apresenta a fachada e torres sineira com revestimento azulejar de padronagem azul e branco.

Largo da Igreja, 3720 São Roque, Oliveira de Azeméis , Portugal

A Igreja de Santo António do Estoril, ou Igreja Matriz do Estoril, foi construída pela Ordem de São Francisco, no lugar onde se erguia em 1527 uma antiga Ermida em madeira dedicada a São...

Av. Marginal, Estoril, Portugal

A capela foi construída por volta de 1600, mas por volta de 1748, o imóvel encontrava-se arruinado, o que levou à transferência da imagem de S. Roque para a Igreja Matriz de Areias.

Rua Prof. Dr. Padre Francisco Carvalho Correia, 4780 Santo Tirso, Areias, Santo Tirso, Portugal