Capela de São Roque (Lagos da Beira)

Categoria: Capelas

A primitiva Capela de São Roque, de finais do século XV ou de inícios do século seguinte, localizada na Praça de São Roque, foi demolida no século XIX, depois do pedido dirigido à Câmara em 1897, por Augusto Carvalho Monteiro, para ampliar a sua propriedade dos Quintais, tendo o proprietário responsabilizando-se em edificar um novo templo consagrado ao mesmo orago.

O projecto da nova capela foi entregue ao arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini (Cremona, 8 de Março de 1848 – Bréscia, 29 de Junho de 1936), autor de importantes projectos em Portugal, como o Palace Hotel do Buçaco e a Quinta da Regaleira (também conhecido por Palácio Monteiro dos Milhões). A obra da Capela de São Roque iniciou-se em 1900, mas apenas foi aberta ao culto em 1920, ano em que faleceu Carvalho Monteiro.

Na Capela-mor, além do altar e do sacrário, esculpidos em material pétreo, encontramos dois nichos abertos na parede, onde se localizam as imagens de São Roque e São Francisco de Assis e na nave, as imagens de S. Sebastião e Santa Teresa de Ávila.

Desconhecemos a data do projecto, mas o arquitecto José M. Rodrigues Neves projectou a ampliação do templo, mas sem concretização em obra. 

Contactos e Horário
Rua Dr. Carvalho Monteiro
Oliveira do Hospital, Lagos da Beira
3405 Oliveira do Hospital
Direitos de Autor ou de Imagem Colecção particular
Bibliografia

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Andrade, Paulo, De Lagos da Beira à Regaleira (As origens de António Augusto Carvalho Monteiro) – Parte II, 4 de Setembro 2012

http://sintra-subterranea.blogspot.pt/2012_04_01_archive.html

Localização

Rua Dr. Carvalho Monteiro, Oliveira do Hospital, Lagos da Beira, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Edifício de planta rectangular, com a fachada principal precedida por um alpendre suportado por quatro colunelos apoiados num murete.

Vale de Asnes, 5370 Mirandela, Portugal

No interior do templo está a imagem de São Roque, que veio da antiga Capela de São Roque.

Rua de São Roque, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Bornes, Eiriz , Portugal

A Capela de São Roque foi construída em 1569, para cumprimento de promessa feita pelos habitantes do Couto de Tibães, que recorriam a São Roque para que a peste terminasse. 

Largo de São Roque, 21, Braga, Merelim (São Paio), Portugal