Capela de São Roque (Vila Nova de Cerveira, Gontije/Gontiz )

Categoria: Capelas

Nas Memórias Paroquiais de 1758, é referido que no caminho que segue para Valença, passando pela Breia, surge um conjunto de templos de invocação a Santo Amaro e a São Bento, e na Igreja da Reboreda, a devoção a São Sebastião e a São Roque.

Continuando a viagem na “estrada que descia para Gontige” (topónimo de origem germânica) e junto ao rio fica a Capela de São Roque, um templo com alpendre, edificado no século XVII, para abrigo e apoio dos peregrinos que por ali passavam.

Festividades Festas e Romarias – São Roque – Reboreda 23 e 24 de Agosto
Direitos de Autor ou de Imagem

S.Tiago nas Imagens e Caminhos do Alto Minho, Viana, C:M.V., 1993

Bibliografia

S.Tiago nas Imagens e Caminhos do Alto Minho, Viana, C:M.V., 1993

Localização

Rua de S. Roque, Vila Nova de Cerveira, Gontije / Gontiz , Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

O nome da freguesia teve origem na Capela de São Roque, cuja primeira igreja foi erguida, em 1551, no Chão da Ribeira, integrando a paróquia do Faial.

Santana, São Roque do Faial

O templo tem planta longitudinal de nave única e capela-mor ampliada no comprimento pela reforma barroca que lhe acrescentou a sacristia do lado esquerdo e torre sineira quadrada adossada junto da...

EN 224, Várzea, Arouca - Vale de Cambra, Portugal

O forte foi construído por volta de 1670, por ordem do Conde de Pontével (D. Luís da Cunha e Ataíde), para defender a Praia de S. Roque (antiga denominação da Meia Praia) e a foz da Ribeira da...

Estrada da Meia Praia, junto à EN 125, Km 3, Rua Ribeira de Arão, Lagos