Capela de São Roque (Machico, Madeira)

Categoria: Capelas

Localizada na baía de Machico, a primitiva capela foi mandada construir pelo segundo Capitão Donatário de Machico, Tristão Vaz Teixeira, como de agradecimento a São Roque, por este ter posto fim à epidemia da peste que grassou na Capitania de Machico, por volta de 1498.

Chegou a um estado de ruína, até que, em 1739, a Confraria mandou reconstituir o edifício, a pouco metros do local da primitiva.

No interior da actual capela, encontra-se, no altar-mor, um retábulo em talha policromada barroca, datado de 1751, e o tecto está revestido em madeira de perfil curvo pintado com decoração vegetalista, e com a seguinte inscrição: “Eris in Peste Patronus”. A sacristia possui tecto de masseira e apresenta numa parede restos de revestimentos cerâmicos do tipo “maçaroca” do séc. XVII. O interior da capela está revestido com painéis de azulejo, representando a Vida do Santo patrono. 

Contactos e Horário
Câmara Municipal de Machico
Largo do Município 
9200 - 099 Machico

Localização

Caminho de São Roque / Largo de São Roque, Machico, Madeira, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Igreja Matriz de São Roque remonta ao século XVIII, tendo sido reedificada em 1776 sobre a antiga Capela do Bom Jesus, construída em 1480, pelos fundadores do povoado de São Roque.

Rua da Igreja, 9940-340, São Roque do Pico, Ilha do Pico, Açores

Capela datada de 1924, tem uma nave única com sacristia lateral e na fachada principal um alpendre com cobertura piramidal que amplia o espaço do templo e acolhe os fiéis durante as...

EN 596.1, Avenida de São Roque, Penafiel, Portugal

Cruzeiro integrado num aglomerado urbano, constituído por um conjunto de edificações no interior da aldeia. 

Largo de S. Roque, Vilares de Baixo, Alfândega da Fé, Vilares de Vilariça, Portugal