Capela de São Roque (Alenquer, Abrigada)

Categoria: Capelas

A Quinta de Abrigada tem uma origem muito antiga, e que primitivamente ter-se-á chamado Quinta do Amieiro. Em princípios do século XVI, pertenceu a Fernão Balones, que a vendeu a Fernando Alvares Cabral, e mais tarde foi adquirida por Gonçalo Vaz, que a ampliou e melhorou. Por testamento foi passada para Gonçalo Vaz de Araújo que instituiu o morgado, com a condição de ser fundada uma capela com casa anexa para peregrinos e pobres.

A capela foi construída e dedicada a São Roque, tendo a imagem vindo do Monte Santo, nas faldas do Monte Junto. Actualmente, no altar-mor, encontra-se uma imagem de São Roque, de finais do século XVIII, e do século XVII, são ainda o Crucifixo e as imagens de São Domingos e de Nossa Senhora da Conceição.

Em 1712, o Pe. Carvalho da Costa descreve que a “Abrigada com cinquenta vizinhos, uma Ermida de S. Roque” (Corografia Portugueza).

Em finais da década de 1960, a Capela de São Roque  recebeu uma profunda remodelação, restando o arco triunfal da primitiva estrutura. 

Festividades São Roque: Setembro
Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corografia portugueza e descripçam topografica do famoso Reyno de Portugal, com as noticias das fundações das cidades, villas, & lugares, que contem; varões illustres, gealogias das familias nobres, fundações de conventos, catalogos dos Bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edificios, & outras curiosas observaçoens. Tomo primeyro [-terceyro], Lisboa, officina de Valentim da Costa Deslandes impressor de Sua Magestade, & á sua custa impresso, 1706-1712

Localização

Rua Larga de S. Roque, Alenquer, Abrigada, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque localiza-se num dos extremos da antiga da povoação. No altar- mor está colocada a imagem de São Roque e num altar lateral a imagem de Nossa Senhora das Candeias.

Rua de S. Roque, 3460 Tondela, Mouraz, Portugal

A origem da Capela de São Roque das Cortes poderá estar relacionada com a peste de 1564, que assolou estes territórios. 

Largo de São Roque, 4920 São Roque, Vila Nova de Cerveira, Cortes, Portugal

A Procissão dos Terceiros (Cinzas) é realizada pela paróquia de Ovar, e sai da Igreja Matriz, formando um extenso cortejo com catorze andores.

Av. do Bom Reitor, 3880-110 Ovar, Ovar, Portugal