Capela de São Roque (Carrazeda de Ansiães, Zedes)

Categoria: Capelas

A primitiva capela de São Roque foi construída em 1611, sendo a sua fachada principal orientada a poente, sendo instituída uma confraria de São Roque. As celebrações de São Roque incluíam uma grande procissão pela aldeia. Em 1758, o vigário Cosme Xavier descreve o local: “A Paróquia está na borda de um prado que está cercado das casas do mesmo povo e fora destas tem mais duas ruas, uma a que chamam o cima da Chã, onde está também a capela de Santa Margarida e outra a que chamam do Galego, que tem no final uma capela da evocação de S. Roque”.

No século seguinte templo acabou por ficar ao abandono, sendo desmantelada finais do séc. XX e construído no mesmo local, uma nova capela de São Roque. A imagem escultórica de São Roque foi transferida para a igreja matriz.

A imagem de São Roque sai em andor, na Procissão em honra de Santa Bárbara, que 

Direitos de Autor ou de Imagem
Bibliografia

Localização

Rua da Carreira, Carrazeda de Ansiães, Zedes, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

No ano de 1610, iniciou-se a construção da pequena ermida de S. Roque, num terreno que pertencia ao Sargento-Mor Gaspar de Freitas da Costa. 

Angra do Heroísmo, Portugal

Esta é a Paróquia mais antiga de Lisboa, criada logo após a conquista da cidade, em 1147. 

Rua Garrett, Lisboa, Portugal

Foi no burgo piscatório da Póvoa do Varzim que, em 1582, foi construída a Capela de São Roque, por iniciativa de Diogo Peres de São Pedro e sua mulher Maria Fernandes de Faria. 

Praça da República, Póvoa de Varzim