Capela de São Roque (Goios)

Categoria: Capelas

No medievo território da freguesia de São Miguel de Cepães, actual freguesia de São Miguel das Marinhas, localizam-se vários monumentos de cariz religioso, destacando-se a Capela de São Roque, que remonta aos finais do século XVI.

O actual edifício terá sido (re)construido no século XIX. A fachada tem uma vaga inspiração barroca, detectada no frontão de volutas que remata a porta de entrada, sobre a qual está o nicho com a imagem de São Roque, peregrino, com bordão e cabaça. O culto de São Roque está relacionado com as peregrinações, uma vez que ele mesmo foi de peregrinação a Roma em meados do séc. XIV e, no regresso, tomou ao seu cuidado os atacados pela peste negra. Pelo que este templo ganha importância no contexto dos caminhos de peregrinação do Norte de Portugal.

Direitos de Autor ou de Imagem

COSTA, José da | Câmara Municipal de Esposende

Bibliografia

SOARES, Franquelim Neiva et alii, Marinhas: Monografia Histórico-Religiosa, Marinhas, 1982

Localização

Rua do Marco, Esposende, Marinhas, Goios

Pontos de Interesse: Sugestões

O forte foi construído por volta de 1670, por ordem do Conde de Pontével (D. Luís da Cunha e Ataíde), para defender a Praia de S. Roque (antiga denominação da Meia Praia) e a foz da Ribeira da...

Estrada da Meia Praia, junto à EN 125, Km 3, Rua Ribeira de Arão, Lagos

A primitiva Capela de São Roque, de finais do século XV ou de inícios do século seguinte, localizada na Praça de São Roque, foi demolida no século XIX, depois do pedido dirigido à Câmara em...

Rua Dr. Carvalho Monteiro, Oliveira do Hospital, Lagos da Beira, Portugal

A Capela tem uma nave única, com torre sineira lateral e a fachada antecedida por um alpendre. No interior do templo localiza-se a imagem de S. Roque, que é padroeiro da aldeia.

Rua do Caldeirão, Vilarinho S. Roque, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Portugal