Capela de São Roque (Cerqueiral)

Categoria: Capelas

A Capela de São Roque foi construída no século XVII, no largo denominado Souto de São Roque, no limite dum recinto junto ao muro da Quinta dos Curvos. A sua edificação foi promovida por Manuel Belo e sua mulher D. Ana Ribeiro que fizeram um voto para pedir proteção da peste que grassavam em Portugal.

Entre 1898 e 1904, ocorreu uma contenda, pela sua posse, entre o Comendador Domingos Gonçalves de Sá, na altura proprietário da referida Quinta dos Curvos, e um conjunto de moradores liderados por António Ribeiro Lima, um proprietário local, mas sem que se verificasse a transferência da posse.

O templo é relativamente amplo, formado pela capela-mor e pelo corpo central e a fachada anuncia alguns elementos do barroco.

No lado do Evangelho, um púlpito tem na base de pedra, a inscrição da sua construção no “ANNO DE 1760", e no lado da Epístola e pia de água benta, junto à porta. A capela foi profundamente remodelada no ano de 1871.

Festividades São Roque: festa anual realiza-se no 16 de Agosto.
Romaria: primeiro domingo de Agosto (habitualmente).
Contactos e Horário

Comissão Fabriqueira

Direitos de Autor ou de Imagem

José da Costa | Câmara Municipal de Esposende

Bibliografia

MOREIRA, Justino, “História do Souto de S. Roque de Forjães”, in Boletim Cultural de Esposende, vol. 3, Esposende, 1983.

ALMEIDA, Carlos Alberto Brochado de, Forjäes e as suas origens, Esposende

Localização

Calçada de São Roque, 533, 4740-452 Esposende, Esposende, Forjães, Cerqueiral, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela da Nossa Senhora das Febres, antiga Capela de São Roque situa-se na freguesia da Vera-Cruz, no bairro piscatório da Beira-mar, muito próximo do canal. 

Rua do Carril e a Rua de São Roque, Aveiro, Portugal

No medievo território da freguesia de São Miguel de Cepães, actual freguesia de São Miguel das Marinhas, localizam-se vários monumentos de cariz religioso, destacando-se a Capela de São Roque,...

Rua do Marco, Esposende, Marinhas, Goios

A Capela de São Roque foi edificada no século XVII, mas remodelada, provavelmente, no século XX, sendo-lhe introduzidos os actuais vãos, na fachada principal. 

Rua da Ínsua, Vila Real, Mondrões, Portugal