Capela de São Roque (Vila Nova de Cerveira, Cortes)

Categoria: Capelas

A origem da Capela de São Roque das Cortes poderá estar relacionada com a peste de 1564, que assolou estes territórios.

A fachada demonstra influências do período da renascença nas pilastas que decoram a porta de acesso. A remodelação do templo ocorreu no século XVIII e, mas no interior ficou encastrado um fuste dum cruzeiro quinhentista. Destacam-se os elementos do seu interior, designadamente a imagem em madeira polícroma de São Roque do século XVII, que se encontra no nicho do altar-mor, e pinturas a fresco, com a representação de São Cibrão “SANT CIBROM”, do lado do Evangelho, uma figuração de Nossa Senhora, do lado da Epístola, e uma Cruz, sobre o nicho central.

Num cunhal do sub-coro encontram-se elementos de um antigo cruzeiro, tendo inscrita na base a data 1557 e no fuste estão esculpidos os símbolos da Paixão de Cristo.

O templo recebeu, sucessivamente, obras de restauro nas décadas de 1950 e de 1990 a 2000. No ano de 2005, a Fábrica da Igreja de São Cipriano de Vila Nova de Cerveira solicitou um parecer ao Gabinete Diocesano de Arte Cultura, sendo realizadas obras determinantes de consolidação e beneficiação do templo. As despesas com as obras foram assumidas pela Fábrica da Igreja de São Cipriano, pelas comissões de festas de São Roque e pelas dádivas das populações de Cortes, Prado e Ameal.

 

Cruzeiro de São Roque

Possui um fuste cilíndrico, assente num plinto que, para além da data, tem gravados ossos e caveiras, que mais não são que símbolos relacionados com a morte. Remata numa cruz, assente num capitel de tradição coríntia, apresentando uma dupla figuração: Cristo crucificado e na face oposta uma Nossa Senhora.

Festividades Festa e Romaria (São Roque): 2º domingo de Agosto
Contactos e Horário

Comissão de Festas

Bibliografia

ALMADA, Lourenço de (Conde de Almada), A Caminho de Santiago. Roteiro do Peregrino, Ed. Lello & Irmão, Porto, 2000

ALMEIDA, Carlos A. Brochado de, Pelos Caminhos do Património de Vila Nova de Cerveira, Ed. C. M. de Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, 2000.

Programa das Festas S. Roque, Vila Nova de Cerveira, 2005

ACER – Associação Cultural e de Estudos Regionais

Localização

Largo de São Roque, 4920 São Roque, Vila Nova de Cerveira, Cortes, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela da Nossa Senhora das Febres, antiga Capela de São Roque situa-se na freguesia da Vera-Cruz, no bairro piscatório da Beira-mar, muito próximo do canal. 

Rua do Carril e a Rua de São Roque, Aveiro, Portugal

Largo de S. Roque, Bragança, Salsas, Portugal

Nas Memórias Paroquiais de 1758, é referido que no caminho que segue para Valença, passando pela Breia, surge um conjunto de templos de invocação a Santo Amaro e a São Bento, e na Igreja da...

Rua de S. Roque, Vila Nova de Cerveira, Gontije / Gontiz , Portugal