Capela de São Roque (Gemunde, Lugar da Anta)

Categoria: Capelas

A capela terá sido construída pelo pároco de Gemunde, Braz Roiz, no fim do século XVI sob a invocação de São Roque. No séc. XVIII, foram famosas as festas em honra do orago, e nas Memórias Paroquiais de 1758 são igualmente referenciadas as festas que em honra de São Roque se realizavam no 3.º Domingo de Agosto.

Em Agosto de 1955, a antiga capela foi demolida, para se proceder às obras de ampliação e remodelação no interior “desde os alicerces e com vistas ao seu aumento por o crescimento da freguesia assim o exigir”, tendo na sua execução colaborado (dirigindo ou prestando serviços gratuitos) um conjunto alargado de benfeitores. A conclusão da obra ocorreu no dia 31 de Dezembro do ano de 1957.

Em 1 de Janeiro do ano seguinte, procedeu-se à inauguração do templo, numa cerimónia presidida pelo Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. Florentino de Andrade e Silva (Bispo Titular de Heliossebaste).

A comunidade de Gemunde mantém as tradições religiosas, e nesta Capela celebra-se o dia do orago.  

No interior da Capela, localiza-se num nicho do altar-mor, encontra-se uma singular imagem de São Roque, ladeada por um cão com um pão na boca.  

Contactos e Horário
Paróquia de Gemunde 
Diocese do Porto, Portugal 
Pe. Augusto Manuel Miranda Carneiro da Silva
Pe. João Emanuel Pinheiro Pereira

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Avenida P. Teixeira das Neves, 113
4475-170 Gemunde
Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto

Localização

Rua Eng. Frederico Ulrich, 4475 Maia, Gemunde, Lugar da Anta, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A capela foi construída e dedicada a São Roque, tendo a imagem vindo do Monte Santo, nas faldas do Monte Junto. 

Rua Larga de S. Roque, Alenquer, Abrigada, Portugal

O Regimento de Faro, mais tarde denominado Regimento de Infantaria n.º 14 teve uma Confraria sob a invocação de São Roque, com Compromisso aprovado, embora actualmente se desconheça o seu...

Faro, Portugal

Em 1737, o ermitão Francisco João manda construir uma capela dedicada a São Roque, no local onde existiu uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Ajuda, e cujo retábulo foi preservado transitando...

Rua de São Roque da Lameira , 4350 Porto, Campanhã, Portugal