Capela de São Roque (Penafiel)

Categoria: Capelas

Capela datada de 1924, tem uma nave única com sacristia lateral e na fachada principal um alpendre com cobertura piramidal que amplia o espaço do templo e acolhe os fiéis durante as cerimónias. No altar, uma imagem de São Roque com o seu bordão e cabaça, ladeado por um anjo e por um cão com um pão na boca (na base, a inscrição: Casa Abreu, Rua de Santa Margarida, Braga, 1995).

A activa comunidade realiza anualmente as cerimónias em honra de São Roque, colocando em exposição sob o alpendre da capela, para acolher os peregrinos e devotos que aqui acorrem, uma imagem do Santo em tamanho natural (trajando túnica escura, com capa branca e uma romeira preta) acompanhado por um cão. As cerimónias em honra do orago culminam com a Procissão de São Roque, que sai da capela acompanhada pelos devotos, num extenso e piedoso caminho que vai até à cidade de Penafiel, regressando depois ao templo.

Na Capela de São Roque são também veneradas as imagens de São Sebastião e de Santa Luzia, esculturas igualmente em tamanho natural.

O culto a São Roque está bem vivo nesta comunidade, que anualmente mantém a já longa tradição celebrativa e todos os anos renova as acções de benfeitoria no templo e na encomenda de novas alfaias processionais, e insígnias, onde se inclui a execução de um estandarte processional de São Roque.

Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto
Bibliografia

BARBOSA, Padre Arlindo, Frei António da Ressurreição: Frade Franciscano. Penafiel, Câmara Municipal de Penafiel, 2005

BARBOSA, Padre Arlindo, A Capela de S. Roque e o Sarcófago de Fr. António da Ressurreição: para a história religiosa de Penafiel, Penafiel, s/d 

Localização

EN 596.1, Avenida de São Roque, Penafiel, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A ermida foi construída por volta de 1560, num período de grande flagelo de peste, sendo instituída uma confraria de S. Roque, sendo Juiz, Francisco Fernandes.

Rua de São Roque, Santo Tirso, Coronado, Portugal

Largo de S. Roque, Bragança, Salsas, Portugal

A actual igreja é o resultado da ampliação de uma pequena ermida dedicada a São Roque, cuja origem se pensa remontar aos finais do século XVI. 

Largo Bento Jesus Caraça, Barreiro, Portugal