Capela de São Roque (Madalena, Chaves)

Categoria: Capelas

A capela situa-se junto ao rio Tâmega, no topo de um jardim entre a Rua de São Roque e a Alameda da Galinheira.

Construída no século XVII, sob a invocação de Nossa Senhora das Neves, a pequena capela era administrada pela população local, mas com a colaboração de alguns mordomos para a realização da romaria anua. No século XVIII, o templo foi reformado e, em 1758, a capela ainda mantinha a designação de Nossa Senhora das Neves. Posteriormente, o templo passou a ter a invocação de São Roque.

Tem planta longitudinal simples, de nave única, interiormente iluminada por vãos axiais e frestas na zona do altar-mor. Fachadas com cunhais apilastrados coroados por elegantes pináculos e terminadas em friso e cornija. A fachada principal termina em empena e é rasgada por portal de verga recortada, encimada por óculo polilobado e ladeada por duas janelas. 

Localização

Rua de S. Roque, Madalena, Chaves, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Capela construída provavelmente no século XVIII. Em 1998, a Comissão Fabriqueira promoveu as obras de restauro, que incluíram: alteamento das fachadas, remoção dos rebocos das paredes.

Lugar de Cima do Povo, em Quintela, Vila Real, Vila Marim, Portugal

A Igreja Matriz de São Roque remonta ao século XVIII, tendo sido reedificada em 1776 sobre a antiga Capela do Bom Jesus, construída em 1480, pelos fundadores do povoado de São Roque.

Rua da Igreja, 9940-340, São Roque do Pico, Ilha do Pico, Açores

Mandado construir por D. João V para cumprir um voto de sucessão, o Palácio de Mafra é o mais importante monumento do barroco em Portugal. 

Palácio Nacional de Mafra, Terreiro D. João V, 2640 Mafra, Portugal