Igreja Paroquial de Várzea de São Salvador | Igreja de São Roque

Categoria: Igrejas

Nos séculos XV e XVI foram realizadas obras na igreja e em 1705, foi-lhe atribuída uma Comenda da Ordem de Cristo. A data de 1729 está gravada numa janela da capela-mor. Seguiu-se a execução do púlpito, em 1732, e construção da sacristia em 1737. O terramoto de 1755 danificou o templo e, em 1788, em resposta ao Inquérito Paroquial, foi sugerida a execução de uma nova cobertura e o restauro dos retábulos da igreja, o que foi executado em 1853, e o retábulo principal, em 1908.

O templo tem planta longitudinal de nave única e capela-mor ampliada no comprimento pela reforma barroca que lhe acrescentou a sacristia do lado esquerdo e torre sineira quadrada adossada junto da frontaria, construída em época recente. 

Localização

EN 224, Várzea, Arouca - Vale de Cambra, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A capela foi construída fora da localidade, num lugar de grande visibilidade sobre Bornes. Trata-se de um edifício de pequenas dimensões, com fachada principal encimada por uma sineta.

Macedo de Cavaleiros, Bornes, Portugal

A reconstrução do Real Arsenal nos terrenos da Ribeira das Naus após o Terramoto de 1755, permitiu aos homens com profissão de Carpinteiros de Machado obterem, no ano seguinte, um Alvará régio...

Arsenal da Marinha, Avenida da Ribeira Naus e Rua da Alfândega, São Nicolau, Lisboa, Portugal

O templo tem planta longitudinal de nave única e capela-mor ampliada no comprimento pela reforma barroca que lhe acrescentou a sacristia do lado esquerdo e torre sineira quadrada adossada junto da...

EN 224, Várzea, Arouca - Vale de Cambra, Portugal