Igreja Paroquial de Várzea de São Salvador | Igreja de São Roque

Categoria: Igrejas

Nos séculos XV e XVI foram realizadas obras na igreja e em 1705, foi-lhe atribuída uma Comenda da Ordem de Cristo. A data de 1729 está gravada numa janela da capela-mor. Seguiu-se a execução do púlpito, em 1732, e construção da sacristia em 1737. O terramoto de 1755 danificou o templo e, em 1788, em resposta ao Inquérito Paroquial, foi sugerida a execução de uma nova cobertura e o restauro dos retábulos da igreja, o que foi executado em 1853, e o retábulo principal, em 1908.

O templo tem planta longitudinal de nave única e capela-mor ampliada no comprimento pela reforma barroca que lhe acrescentou a sacristia do lado esquerdo e torre sineira quadrada adossada junto da frontaria, construída em época recente. 

Localização

EN 224, Várzea, Arouca - Vale de Cambra, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Localizada na baía de Machico, a primitiva capela foi mandada construir pelo segundo Capitão Donatário de Machico, Tristão Vaz Teixeira, como de agradecimento a São Roque, por este ter posto fim...

Caminho de São Roque / Largo de São Roque, Machico, Madeira, Portugal

Mantém a integridade arquitectónica e patrimonial conservando um acervo da antiga Casa Professa da Companhia de Jesus em Portugal e das suas Irmandades, sendo disso exemplo as capelas do...

Igreja de São Roque, Largo Trindade Coelho, 1200-470, Lisboa, Portugal

Capela barroca, com a fachada principal precedida por um alpendre suportado por quatro colunelos dóricos apoiadas num murete. 

M 553, Macedo de Cavaleiros, Ala