Igreja Paroquial de São Roque

Categoria: Igrejas

O território da  freguesia de São Roque pertenceu inicialmente à freguesia de Sé. Em 1566, foi integrado na freguesia de São Pedro, passando São Roque a paróquia autónoma, segundo o alvará régio de 3 de Março de 1579.

A paróquia de São Roque foi sediada numa pequena ermida de São Roque (implantada no terreno da Igreja velha). A ermida de São Roque foi construída pelos moradores do sítio (antes da criação da paróquia em cerca de 1530) e com a ajuda da Câmara. Em 1580, fizeram-se obras para a edificação da nova igreja.

No ano de 1790, o edifício desmoronou-se, sendo o serviço paroquial transferido para uma das pequenas capelas da freguesia. Em consequência, o Conselho da Fazenda do Funchal determina a arrematação para a construção da nova, no sítio ainda hoje conhecido pelo nome de Igreja Paroquial, que julgam ser o local da primitiva capela de São Roque.

A actual igreja de São Roque começou a ser construída logo em 1791, num novo local sob coordenação do mestre João António Vila Vicêncio. Em 1802 e “Na feliz regencia do Sereníssimo Princepe D. Ioão, nosso Senhor, à custa de sua real fazenda foi mandado leuantar este templo consagrado ao gloriozo S. Roque, debaixo da inspeção da Real Junta em o anno do Senhor de MDCCCII”, como ficou registado na lápide comemorativa. Durante o século XIX são transferidas para a nova igreja, as alfaias litúrgicas e as telas do antigo convento de São Francisco, mas também, em 1896, foi executada a pintura Baptismo de Cristo, pelo pintor António Bello, e a pintura do tecto da capela-mor é atribuída a António Gouveia. Na capela-mor, sobre supedâneo de um degrau, altar e retábulo de talha bege e dourada com imagem do Orago frente ao camarim; tecto de perfil curvo pintado com moldura de enrolamentos de folhagens.

O Museu de Arte Sacra do Funchal tem elementos remanescentes do conjunto escultórico Deposição no Túmulo, que terão pertencido à Igreja de São Roque. 

Festividades São Roque: sábado (Missa Solene na Véspera), Domingo (Festa e Procissão).
Novena de São Roque – Agosto (1.ª Novena do Sítio da Alegria, Terça, Bugiaria e Igreja Velha; 2.ª Novena do Sítio da Achada; 3.ª Novena do Sítio da Quinta; 4.ª Novena do Emigrantes; 5.ª Novena do Sítio da Água de Mel; 6.ª Novena da Cruz; 7.ª Novena da Mocidade; 8.ª Novena da Paz; 9.ª Novena dos Aliados)
Contactos e Horário

Paróquia de São Roque

Caminho do Lombo Segundo, 34

9020-097  Funchal

Tel.: 291 753 511 

Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto

Localização

Caminho do Lombo Segundo, 34, 9020-097 São Roque, Funchal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi erguida na periferia da aldeia de Algoso, por voto dos seus moradores “no tempo que o incêndio da peste ardia neste reino” e nas Terras de Miranda, em cerca de...

Avenida de São Roque, Vimioso, Algoso

A construção da Capela de São Roque foi impulsionada pelo médico Jorge do Valle Vieira, guarda-mor da Casa de Saúde, que na sequência do surto de peste que afectou a vila de Guimarães, em...

Rua 25 de Abril, Guimarães, Portugal

O templo foi construído em finais do século XV, nos arrabaldes da cidade, sendo dedicado a São Sebastião, santo protector das pestes.

Largo de S. Sebastião, 8000-155 Faro, Portugal