Fonte de São Roque

Fonte com enquadramento urbano, situada na zona antiga de Vila Nova de Gaia, próximo da ribeira, numa rua de acentuada pendente. Está adossada à fachada principal de um edifício de habitação de dois pisos. Trata-se de uma fonte de uma só bica. Das pilastras verticais, arrancam volutas que, ao centro, suportam uma moldura saliente e um frontão formado por estes elementos sobre o arco da fonte. No topo, um frontão apresenta as armas reais portuguesas e, em cima, uma placa com a sigla CMG. O elemento central da fonte é a carranca de pedra por onde a água sai, caindo num pequeno tanque rectangular guarnecido com um gradeamento de ferro.

Distrito Porto
Concelho Porto
Direitos de Autor ou de Imagem Helena Gonçalves Pinto

Localização

Rua Cândido dos Reis, 311, 4400-074 , Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

Em 1527, D. João III instituiu a Irmandade da Corte, destinada a socorrer as viúvas dos fidalgos e cavaleiros pobres que morressem ao serviço de Portugal e que ficou responsável pela manutenção...

Largo do Espirito Santo, Almeirim, Portugal

A capela insere-se no conjunto do Centro de Reabilitação de Alcoitão, criado em 1956 pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dr. José Guilherme de Mello e Castro.

Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Rua Conde Barão, Alcoitão, 2649-506 Alcabideche, Portugal

Imóvel construído no século XVIII. Na segunda metade desse século, foi executado o retábulo-mor, por António Cardoso. 

Ao Km 128,9 da EN 226, para EM 1069 (1 km em Rio Bom), Lamego, Cambres, Portugal