Igreja de São Miguel

Categoria: Igrejas

Na Freguesia de São Miguel foi construída a Igreja de São Miguel ou São Miguel de Alfama, que Cristovão de Oliveira refere no Summario em que brevemente se contem algumas cousas assim ecclesiasticas como seculares que ha na cidade de Lisboa de 1551, que nela estava instituída uma “confraria de São Roque”, da qual não foi, até ao momento, possível obter mais elementos.

Em 1673 iniciou-se a reconstrução da igreja, porque as antigas estruturas ameaçavam ruir, a obra prolongada até 1720, sendo dirigida pelo arquitecto João Nunes Tinoco.

Em 1755 e na sequência do Terramoto o templo foi reerguido, tendo sido aproveitanda parte da estrutura anterior.

Direitos de Autor ou de Imagem
Bibliografia

ALVES, José da Felicidade (apresentação), Lisboa em 1551 – Sumário. Cristovão de Oliveira. Lisboa: Livros Horizonte, 1987

IGESPAR

Localização

Largo de São Miguel, 1100-541 Lisboa, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A capela foi mandada construir pelo Padre Manuel de Quadros, em 1606, com licença da vedoria e auto de doações de terras onde o templo foi edificado.

Monte de São Roque / Rua de São Roque, Vila Nova de Famalicão, Riba de Ave, Portugal

A Capela de S. Roque, também chamada de Capela de São João ou Capela dos Torgais, foi edificada em 1889, por D. Luís Gonzaga.

Rua 18 de Julho, Fundão, Barroca, Portugal

A ermida de São Roque foi mandada edificada por Mem Daver, no final do século XV ou inícios de XVI, nas suas propriedades denominadas do Faial.

Herdade do Faial, Alvalade, 7565-109 Alvalade, Santiago Cacém, Portugal