Igreja de São Roque (Cedros, Ilha das Flores)

Categoria: Igrejas

O antigo orago da paróquia é Nossa Senhora do Pilar e foi com esta invocação que existiu na freguesia dos Cedros uma antiga igreja datada de 1693, que em meados do século XX, se encontrava em ruínas.

Em 22 de Janeiro de 1950, foi lançada a primeira pedra para um novo templo que ficou concluído e inaugurado em 18 de Julho de 1953, sendo a cerimónia de sagração presidida pelo padre João de Fraga Vieira, vigário da Lomba.

Festividades Nª Sra. do Pilar e S. Roque: 3º domingo de Agosto
Contactos e Horário
Junta de Freguesia dos Cedros 
Tel.: 292592705
Bibliografia

COSTA, Francisco Carreiro da. "86. Igreja de São Roque - Cedros - Flores", História das Igrejas e Ermidas dos Açores, Ponta Delgada (Açores), jornal Açores, 17 abril 1955 a 17 outubro 1956.

http://www.wikiwand.com/pt/Igreja_de_S%C3%A3o_Roque_(Cedros)

Localização

Cedros, Ilha das Flores, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi edificada no século XVII, mas remodelada, provavelmente, no século XX, sendo-lhe introduzidos os actuais vãos, na fachada principal. 

Rua da Ínsua, Vila Real, Mondrões, Portugal

Edifício de planta rectangular, com a fachada principal precedida por um alpendre suportado por quatro colunelos apoiados num murete.

Vale de Asnes, 5370 Mirandela, Portugal

A capela foi construída fora da localidade, num lugar de grande visibilidade sobre Bornes. Trata-se de um edifício de pequenas dimensões, com fachada principal encimada por uma sineta.

Macedo de Cavaleiros, Bornes, Portugal