Igreja de Benfica

Categoria: Igrejas

Na antiga freguesia de Belém, erguia-se no lugar do Tojal, a antiga igreja paroquial de Benfica, a poente e norte do actual templo. Uma das primeiras referências data de 1391, referindo-se á atribuição do direito de padroado sobre a Paróquia, em favor da Paróquia do Santíssimo Salvador, da cidade.  Em 1586, foi instituída canonicamente a Irmandade de Nossa Senhora do Amparo.

O Pe. Álvaro Proença na obra Benfica através dos tempos (Lisboa 1964) afirma que a capela gótica de S. Roque estava incorporada nesta igreja e, sendo esta a primitiva igreja paroquial de Benfica. Mas, até ao momento, são escassos os elementos históricos que existem acerca desta capela de São Roque.

Foi edificada uma nova igreja paroquial sobre a Real Estrada de Benfica, à qual estava ligada pela Azinhaga que do Tojal, mas este templo foi gradualmente abandonado, com a inauguração de uma nova igreja, em 1809. 

Festividades Nossa Senhora do Amparo: 18 de Dezembro (Novena e Festa)
Contactos e Horário
Irmandade de Nossa Senhora do Amparo
Irmandade do Santíssimo Sacramento
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Bibliografia

Mendes, Teodoro A., Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Benfica (Lisboa), Lisboa, Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, 2009

http://www.paroquia-benfica.pt

Localização

Rua Ernesto da Silva, 13, 1500-267 Lisboa, Benfica, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A capela foi construída por volta de 1600, mas por volta de 1748, o imóvel encontrava-se arruinado, o que levou à transferência da imagem de S. Roque para a Igreja Matriz de Areias.

Rua Prof. Dr. Padre Francisco Carvalho Correia, 4780 Santo Tirso, Areias, Santo Tirso, Portugal

A Capela de São Roque foi construída junto da “estrada real que vem de Vianna para Caminha”, apresenta um adro e muro em pedra a delimitar o adro do templo. 

EN 13, Viana do Castelo, Afife, Portugal

Cruzeiro integrado num aglomerado urbano, constituído por um conjunto de edificações no interior da aldeia. 

Largo de S. Roque, Vilares de Baixo, Alfândega da Fé, Vilares de Vilariça, Portugal