Igreja Nossa Senhora do Rosário

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Categoria: Igrejas

A actual igreja é o resultado da ampliação de uma pequena ermida dedicada a São Roque, cuja origem se pensa remontar aos finais do século XVI. Com a extinção da Confraria de São Roque, passou a ermida para a posse da Irmandade de São Pedro, constituída por marítimos e pescadores da Vila do Barreiro, da qual se regista a presença nesta igreja desde 1629.

No século XVIII, a ermida de São Roque era pequena para acolher todos os romeiros que ali se deslocavam, pelo que a rainha D. Maria I emitiu um alvará régio autorizando os membros da Confraria a ampliarem a ermida.

Festividades Nossa Senhora do Rosário
Contactos e Horário
Largo Nossa Senhora do Rosário
2830-318 Barreiro

Localização

Largo Bento Jesus Caraça, Barreiro, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

A Capela de São Roque foi construída em 1569, para cumprimento de promessa feita pelos habitantes do Couto de Tibães, que recorriam a São Roque para que a peste terminasse. 

Largo de São Roque, 21, Braga, Merelim (São Paio), Portugal

A Capela de São Roque localiza-se num dos extremos da antiga da povoação. No altar- mor está colocada a imagem de São Roque e num altar lateral a imagem de Nossa Senhora das Candeias.

Rua de S. Roque, 3460 Tondela, Mouraz, Portugal

A construção da Capela de São Roque foi impulsionada pelo médico Jorge do Valle Vieira, guarda-mor da Casa de Saúde, que na sequência do surto de peste que afectou a vila de Guimarães, em...

Rua 25 de Abril, Guimarães, Portugal