Igreja Nossa Senhora do Rosário

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Categoria: Igrejas

A actual igreja é o resultado da ampliação de uma pequena ermida dedicada a São Roque, cuja origem se pensa remontar aos finais do século XVI. Com a extinção da Confraria de São Roque, passou a ermida para a posse da Irmandade de São Pedro, constituída por marítimos e pescadores da Vila do Barreiro, da qual se regista a presença nesta igreja desde 1629.

No século XVIII, a ermida de São Roque era pequena para acolher todos os romeiros que ali se deslocavam, pelo que a rainha D. Maria I emitiu um alvará régio autorizando os membros da Confraria a ampliarem a ermida.

Festividades Nossa Senhora do Rosário
Contactos e Horário
Largo Nossa Senhora do Rosário
2830-318 Barreiro

Localização

Largo Bento Jesus Caraça, Barreiro, Portugal

Pontos de Interesse: Sugestões

O templo foi construído em finais do século XV, nos arrabaldes da cidade, sendo dedicado a São Sebastião, santo protector das pestes.

Largo de S. Sebastião, 8000-155 Faro, Portugal

A actual igreja de São Roque começou a ser construída logo em 1791, num novo local sob coordenação do mestre João António Vila Vicêncio. 

Caminho do Lombo Segundo, 34, 9020-097 São Roque, Funchal

Nas Memórias Paroquiais de 1758, é referido que no caminho que segue para Valença, passando pela Breia, surge um conjunto de templos de invocação a Santo Amaro e a São Bento, e na Igreja da...

Rua de S. Roque, Vila Nova de Cerveira, Gontije / Gontiz , Portugal