O Arquivo Histórico é constituído pelos documentos produzidos e recebidos pela Irmandade de São Roque, a partir da sua instituição em Lisboa em 1506.

O espólio documental foi inventariado por Maria de Lourdes Galvão Borges em 2006. Nos anos seguintes foram incorporados novos documentos e foi realizado o tratamento preventivo e o acondicionamento do acervo para a constituição do Arquivo Histórico, nas novas instalações da Irmandade inauguradas em 2006.

 

Consulta de documentos

A consulta de documentos é feita mediante agendamento prévio. O pedido deverá ser feito por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando a documentação a consultar e os seguintes dados:

  • nome completo;
  • número de bilhete de identidade ou do cartão do cidadão;
  • número de contribuinte (NIF);
  • morada com código postal;
  • número de telemóvel / telefone.

Depois de efetuado o pedido, será informado do dia da consulta por email ou telefone.

 

pdfLista dos Documentos do Arquivo da Irmandade da Misericórdia e de São Roque