O Arquivo Histórico é constituído pelos documentos produzidos e recebidos pela Irmandade de São Roque, a partir da sua instituição em Lisboa em 1506.
O espólio documental foi inventariado por Maria de Lourdes Galvão Borges em 2006. Nos anos seguintes foram incorporados novos documentos e foi realizado o tratamento preventivo e o acondicionamento do acervo para a constituição do Arquivo Histórico, nas novas instalações da Irmandade inauguradas em 2006.
Consulta de documentos
A consulta de documentos é feita mediante agendamento prévio. O pedido deverá ser feito por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando a documentação a consultar e os seguintes dados:
- nome completo;
- número de bilhete de identidade ou do cartão do cidadão;
- número de contribuinte (NIF);
- morada com código postal;
- número de telemóvel / telefone.
Depois de efetuado o pedido, será informado do dia da consulta por email ou telefone.
Lista dos Documentos do Arquivo da Irmandade da Misericórdia e de São Roque