ler mais...
“Anno de 1773 ate ao V. quartel de 1787.
Comprehende certidão Seg.te cento e três missas respectivas aos ditos anos pertencentes as Cap.as instituídas por D. Maria de And.e seu marido, e defuntos de ambos, e de D. Brites da Costa e seus defuntos.
Certifico eu o P. João Pereira clérigo secular que em todos os anos de mil sete sentos e três em inclusive athe ao fim do p.º quartel do anno de mil e setecentos oitenta e sete tam inclusive dice sento e três missas cada anno no altar de São Roque da sua Igreia desta Cidade de Esmolla de sento e vinte cada missa e fazem o numero de mil quatrocentos e sincoenta missas pella alma de Marçal da Costa Pais e Parentes da Instituidora D. Brites da costa e pella alma de D. Maria de Andrade seu marido e defunto de ambos e recebi a esmola de todas as missas q. satisfes o R.do Prior da mesma Irmandade do R.º Santo como administradora das Cap. a q. as ditas missas pertencem o que juro in verbo Sacerdotis e declaro que por esta certidão g.al ficão sem efeito as certidões que das mesmas missas tenho passado em seus devidos tempos e no fim de cada hum dos d.tos anos Lx. 3 de Abril de 1787.
O P. João Pereira
Reconheço a letra e sinal supra, ser do R.do nelle Contehudo. Lx.ª 18 de Junho de 1787” (“Certidoens das Missas das Cappellas Instituídas pela Alma de D. Brites da Costa e Maria de Andrade, e tãbem pela Capela pella Alma de Marçal da Costa. Da Real Irmandade de S. Roque. Anno de 1773=1787”, AH/IMSRL Doc. 34, cx. 46).
Dos familiares, consta a irmã, Dona Maria da Costa, mulher de António da Fonseca, que foi sepultada na igreja de São Roque, a 12 de Maio de 635, na Cova 14.ª no cruzeiro e na Cova 4ª da 4ª ordem; 2, 327 “se enterrou hua molher de casa da dona Brites da Costa, em 24 de Abril de 638” ( RIBEIRO, Victor, “Obituários da Igreja e Casa Professa de São Roque da Companhia de Jesus desde 1555 até 1704”, Lx.ª, Academia das Sciencias de Lisboa, 1916, p.66).