A Irmandade de São Roque promove um conjunto de beneficiações na Capela de São Roque, tendo sido realizadas as obras de talha e douramento do retábulo pelo mestre Manoel Soares. A empreitada prolongar-se-ia até ao ano de 1897.
ler mais...
No livro de Receita e Despeza relativo aos anos de 1694 a Julho de 1705, estão discriminadas as verbas dispendidas com a obra de marcenaria e douramento e de adorno da Capela de S. Roque:
“p.60- Despendeu mais o dito thesoreiro Gaspar de Carvalho de Faria sincoenta mil rs
que deu a M.el Soares por conta da obra de Dourado que estão fazendo no retabolo da Capela de S. Roque os quais sincoenta mil rs são alem dos cem mil rs que o dito Manuel Soares já tem recebido e se lhe entregarão no dia que se assinou a escretura do contrato da dita obra do Dourado e de um recibo [os ditos] sincoenta mil rs e assinou aqui comigo em Lx.ª a 11 de Setembro de 1697.
p.61 – Despendeu mais o dito Thez.o Gaspar de Carvalho sessenta mil rs que deu a M.el
Soares por conta da obra de Dourado que esta fazendo no retabollo da Cap.ª de S. Roque os quaes recebe o dito M.el Soares e de como o fez assinou aqui comigo em Lx.ª, a 7 de Outubro de 697.
p.61v. – Despendeu mais o dito Thez.o nosso Irmão Gaspar de Carvalho de Faria
outenta e dous mil rs em que satisfez a M.el Soares Dourador a obra de Dourado que fez na Capp.ª de São Roque no Retabolo della a saber setenta e sete mil rs que he o resto que se lhe devia na forma do seu contrato que foi em dous.tos e outenta e sete mil rs, e sinco mil rs pela obra que fez nas portas e credencias que tudo faz a dita quantia de outenta e dous mil rs e de um […] o dito M.el recebe a dita quantia assinou aqui comigo em Lx.ª, a 21 de Dez. 697.
p.63v. – Despendeu mais o dito Thez.o Gaspar de Carvalho de Faria sete mil e
novecentos rs com o Sr. que fez a credencia dous mil e quinhentos rs e mil novencentos e sincoenta rs com o ferreiro que fez as varetas p.ª as cortinas do Painel. E mil e duz. Rs de abrir buracos pêra as cortinas; e mil quinhentos digo sete mil e novecentos rs das cordas p.ª as cortinas; e argolas p.ª ellas, que tudo faz a dita quantia dos sete mil e novecentos rs; que sahirão do dinheiro das esmolas do Retabollo mais três mil outenta, ao sarralheiro de huas chaves e concertos de outra o que tudo consta de seus recibos, e p.ª despeza do dito Thez.º se fez aqui esta em Lx.ª, a 21 de Julho 698.
p.64 – Despendeu mais o dito Thez.o Gaspar de Carvalho de Faria catorze mil
cuatroc.tos e noventa rs Com que pagou o vestido do andador a saber chapeo meas sapatos e meas que tudo se lhe mandou dar pello trabalho que teve com as cobranças esmollas que fez […] p.ª Dourado do Retabolo de que se fez esta lambrança p.ª ir sua despeza Lx.ª 21 de Julho de 698.
p.71 – Despendeu mais o dito Thez.o Gaspar de Carvalho de Faria sincoenta hum mil
setec.tos e vinte rs que recebeu M.es Martins Pereira, da Prata pella Alampada que fez p.ª a Capp.ª do S.º p.ª a qual se lhe deu a que havia na Capp.ª e ficou o […] a prata della liquidam.te feitio a dita quantia, e de como a recebeu aqui comigo em Lx.ª 26 de Agosto 1702
p.81v. – Despendeu mais o Thez.º G.ar de Carva.º de Faria setecentos e sincoenta rs que por mão do andador:
- 600rs pela limpeza da alampada pela Páscoa de 696
- 050rs pelo carreto della
- 100rs pelo concerto da Campainha
Ano 1697
- 1$950 – Varões de ferro pêra as cortinas
- 1$800 – Ornato de Altar
- 1$200 – De por o chumbo p.ª os varões
- $750 – Ramalhetes do altar da Quaresma
- 1$200 – Limpeza da prata
- $290 – Concerto dum Missal
- $770 – Concertos da Alampada de lata (AH/IMSRL Doc. 25, cx 25).