Num manuscrito da Companhia de Jesus são descritas diferentes relíquias de São Roque, a sua localização, forma de incorporação e propriedade.
A Relíquia de São Roque da Irmandade encontrava-se na “Capela ou na dos martyres huá pyramide de prata cõ huá reliquia de S. Roq[ue], e outras dos lugares S.tos Jerusal. He da cõfraria de S. Roq[ue]”.
O relicário tem a forma de um braço, no qual se guarda a relíquia do Santo, tendo sido oferecido pelo oficial da Mesa, D. Duarte da Costa, importando“dez marcos de prata e com feitio ouro pedras chegou o custo a corenta mil rs”.
Dom Duarte da Costa é, pelo menos desde 1593, oficial da Mesa da confraria juntamente com Ignacio de Lima e Manuel Lourenço Soares, e é em sua casa que assinam uma das cópias do contrato das missas a celebrar por alma de Martim Gonçalves da Câmara.
ler mais...
Inventário
“JBS. Neste cartapaçio esta scrito o mouel que serue em todos os ofícios desta casa de S. Roque / Feito em Janr.º de 1600. E renouado em Maio de 620»/ Do Vso do P. Ministro / que contém o «Inventario dos Reliquairos E Relíquias q deu Dom Joam de Borja a Esta casa, e dos Relicairos q antes tinha e depoys fez esta casa cõ outras relíquias q p via da Comp.ª se fizera. Feito ē Janeyro de 1603.
(...)
p. 53v. Hū Cofre de Madre Perola da cõfraria de S. Roq[ue] tem dentro hua Relíquia do mesmo S.to q[ue] he da cõfraria.
p. 55 Hū braço de prata q[ue] tem a Relíquia de S. Roq[ue] q[ue] deu Dom duarte da Costa tem dez Marcos de prata E có feytio ouro pedras chegou o custo a corenta mil rs.
(...)
fl. 63. Aqui so ya estar nesta Capela ou na dos martyres huá pyramide de prata cõ huá reliquia de S. Roq[ue], e outras dos lugares S.tos Jerusal. He da cõfraria de S. Roq[ue](...)” (AH/SCML, PT-SCMLSB/IG/GF/001)