Brasão
No ano de 2007, a Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa solicitou ao Mestre José Benard Guedes a actualização dos seus elementos heráldicos fundamentados numa simbologia própria que define a personalidade desta Irmandade, que é a seguinte:
Escudo de púrpura, com cão passante de prata, coleirado de ouro e abocando um pão do mesmo, brocante a uma vara de peregrino com a sua cabaça, posta em barra, tudo de ouro. Em chefe, camaroeiro de prata. O escudo é todo perfilado de um cordão de ouro. Coroa mariana de ouro, com suas pérolas e rematada por um mundo e pomba. Listel branco com letras maiúsculas a negro IRMANDADE MISERICÓRDIA Đ SÃO ROQUE LISBOA.
Helena Gonçalves Pinto
Historiadora
Hino
Houve o desejo de ter um hino com uma letra de linguagem actual, correcta mas simples, e com música fácil de acompanhar. Os hinos existentes, de indiscutível beleza, têm uma linguagem antiquada - mesmo o de 1994 - e eram difíceis de executar, resultando que por isso mesmo tinham acabado por ser ignorados e tinham deixado de ser executados (vide Celebração de São Roque).
O actual hino, correspondendo aqueles objectivos, é o fruto da generosa colaboração do Irmão António Agostinho Homem, que escreveu a letra, e do Reverendo Padre António Cartageno, que compôs a música.
Segue a letra e música do Hino a São Roque, datado de Abril de 2013:
Estandarte
A criação do estandarte processional para identificação da Irmandade da Misericórdia e de São Roque partiu de um desejo manifestado pelos Irmãos, enquanto representação de um novo ciclo de espiritualidade associado a uma comunidade progressiva, integrada no catolicismo social.
O projeto foi desenvolvido pelo Mestre José Benard Guedes (heraldista e criador do Brasão de Armas da Irmandade), com a colaboração dos Irmãos Luís Silva Moreira (designer e criador do logótipo da Irmandade) e Helena Gonçalves Pinto (historiadora). A proposta consistiu na materialização do Brasão de Armas, reforçando a modernidade dos elementos sígnicos desta instituição e a sua aplicação sobre um tecido, rematado com galões e sistema de suspensão, tarefa que foi concretizada pela Irmã Geraldina Nascimento e sua filha Maria dos Anjos.
O Estandarte compõe-se por uma haste sobre a qual são aplicados os elementos heráldicos em aço (simbolizando a prata), sobre o fundo em tecido (de cor vermelha para os tempos festivos e em roxo para a Quaresma).
A identificação da entidade é realizada com o lettering do logotipo gráfico IRMANDADE MISERICÓRDIA Đ SÃO ROQUE LISBOA.

Estandarte - Proposta de design da autoria de Luís Silva Moreira

Logótipo desenvolvido por Luís Silva Moreira

Estandarte - Esquisso com a inserção dos elementos heráldicos da autoria de José Bénard Guedes

Estandarte da Irmandade da Misericórdia e de são Roque de Lisboa